Capa: Jorge Pedro Sousa (Coord.), Mário Pinto, Sandra Tuna, Maria Érica Lima, Patrícia Teixeira, Liliana Mesquita Machado e Eduardo Zilles Borba (2011) António Rodrigues Sampaio: jornalista (e) político no Portugal oitocentista. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
António Rodrigues Sampaio: jornalista (e) político no Portugal oitocentista

by Jorge Pedro Sousa (Coord.), Mário Pinto, Sandra Tuna, Maria Érica Lima, Patrícia Teixeira, Liliana Mesquita Machado e Eduardo Zilles Borba

Collection: LabCom Books
Year of edition: 2011
ISBN: 978-989-654-065-4
Price of the print edition: € 28   Order


Download PDF - 7033 KB


Synopsis

António Rodrigues Sampaio é uma figura incontornável da história do século XIX em Portugal. Combatente, político, governante e jornalista, alcançou o cargo de presidente do Ministério ("primeiro-ministro") em 1881. Este livro centra-se no Sampaio-Jornalista. Um jornalista, diga-se, longe do actual sentido que é dado à palavra, já que ele foi, principalmente, um polemista político. Procurou-se, pois, caracterizar o que era ser-se jornalista em Portugal no miolo do século XIX e determinar a forma como Rodrigues Sampaio assumiu esse papel para fazer política. Também se procurou determinar qual era o entendimento que ele tinha do jornalismo e perceber, em consequência, qual o seu contributo para a edificação do Pensamento Jornalístico Português.

Livro produzido no âmbito do projecto “Teorização do Jornalismo em Portugal: Das Origens a Abril de 1974”, referência PTDC/CC-JOR/100266/2008 e FCOMP-01-0124-FEDER-009078, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Programa Operacional Temático Factores de Competitividade (COMPETE) do Quadro Comunitário de Apoio III, comparticipado pelo Fundo Comunitário Europeu FEDER.



Index

INTRODUÇÃO 1

CAPÍTULO 1: O jornalismo português no tempo de António Rodrigues Sampaio 15

CAPÍTULO 2: António Rodrigues Sampaio precoce: do nascimento à primeira imersão no jornalismo 37

CAPÍTULO 3: O Sampaio da Revolução 47

CAPÍTULO 4: Sampaio e a imprensa clandestina da Patuleira 101

CAPÍTULO 5: O regresso de Sampaio ao Revolução de Setembro 225

CAPÍTULO 6: O Sampaio da Regeneração 295

CAPÍTULO 7: Evocações de Sampaio 441

CAPÍTULO 8: O pensamento de Sampaio sobre a imprensa 453

PARTE 2

CAPÍTULO 1: Análise Formal 485

BIBLIOGRAFIA 585

APÉNDICES 597




Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior