Retórica e Mediatização: As Indústrias da Persuasão
Ivone Ferreira & Gisela Gonçalves (Orgs.)
Estudos em Comunicação
2010
Retórica e mediatização nas indústrias da persuasão. De que modo os novos media contribuem para a persuasão sobre produtos, marcas ou ideias políticas? Até que ponto a retórica mediatizada tem acompanhado a evolução tecnológica e se adaptado às novas ferramentas comunicacionais? Quais os actores e temáticas que sobressaem dessa análise? De que forma o jornalismo incorpora novas formas retóricas para se tornar mais eficiente? Estas e outras questões deram o mote às III Jornadas de Retórica e Mediatização na Universidade da Beira Interior, dedicadas às Indústrias da Persuasão, e que contaram com a participação de investigadores nacionais, brasileiros e espanhóis. As actas dessas jornadas, que se reúnem neste livro, apontam diferentes caminhos teóricos para analisar as indústrias persuasivas, em especial, no que concerne às estratégias de assessoria de comunicação, à persuasão publicitária, à retórica jornalística e aos novos ambientes da persuasão na Web.