Ferramentas para Análise de Qualidade no Ciberjornalismo (Volume 1: Modelos)

A questão da avaliação da Qualidade em produtos jornalísticos colocou, desde seus primórdios, dois grandes eixos de interrogações:

a) o que se mede quando se analisa Qualidade;

b) com que régua se mede.

A passagem do jornalismo para suportes digitais renovou os desafios já existentes, a eles acrescendo outros, derivados das especificidades do Webjornalismo: sua hipertextualidade, multimidialidade, instantaneidade, interatividade, imbricações com redes sociais e bases de dados, memória potencializada, usabilidade e design.

Um grupo de pesquisadores espanhóis e brasileiros - reunidos através de um convênio de colaboração internacional – lançou-se à tarefa de pensar e operacionalizar formas de avaliar e comparar Qualidade nos novos suportes jornalísticos. Partindo-se de metodologias e técnicas já estabelecidas para a análise mais genérica de sítios na Web, buscou-se criar instrumentos capazes de detectar e mensurar cada uma das características próprias do Webjornalismo.

O resultado parcial de tais esforços é este livro, que se oferece não como um produto totalmente acabado, mas como uma contribuição inicial para uma sistematização de procedimentos na análise da Qualidade no Webjornalismo. São Fichas-Roteiros, com seus respectivos Manuais de Instrução, que podem ser utilizadas no todo ou em parte. São Ferramentas para serem apropriadas e testadas por analistas que se interessem em usá-las, modificá-las, aperfeiçoá-las. 

Open for more information

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior