O Futuro nas Mãos - Do Regresso à Política do Bem Comum

Será apresentado na próxima quarta-feira, 7 de outubro, o livro “O Futuro nas Mãos – Do Regresso à Política do Bem Comum”, da autoria de André Barata, professor da UBI e investigador do LabCom.IFP, e Renato Miguel do Carmo, sociólogo e investigador do CIES/ISCTE. A apresentação da obra será feita por Fernando Paulouro e terá lugar na Idearia (Covilhã), a partir das 21 horas.

Trata-se de um “ensaio político-filosófico que desmistifica a austeridade e clarifica as alternativas que estão ao nosso alcance. Desde o 25 de Abril que não se registava um aumento da dívida do Estado português tão elevado como nos anos da austeridade. Se o objetivo desta política era desendividar o país e restabelecer a sua soberania, falhou redondamente. É tempo de mudar o jogo, de devolver competências ao país, devolvendo oportunidades aos seus cidadãos: - Economicamente, pondo termo à austeridade e promovendo a criação de oportunidades genuínas, acessíveis à população; - Socialmente, repudiando o elogio e a prática da precariedade como condição produtiva dos cidadãos; - Politicamente, resgatando a força da cidadania e de uma resposta democrática inclusiva e participada. Este é um livro de encorajamento As saídas dependem das nossas escolhas políticas. Está em causa restaurar a convicção de que o futuro coletivo está nas nossas mãos”.

André Barata, filósofo de formação, é professor na Universidade da Beira Interior, onde tem desenvolvido ciclos de estudos na área da ciência política. É investigador do LabCom.IFP. Tem por áreas de interesse, além da filosofia social e política, o pensamento fenomenológico e existencial e, ainda, a problemática da identidade portuguesa. Tem publicados vários livros de ensaio, como "Metáforas da Consciência" (2000) e "Primeiras Vontades" (2012). Organizou os livros "Representações da Portugalidade" (2011) e "Estado social: De Todos para Todos" (2014). Foi diretor da revista de filosofia "Análise" (2005/2006). Num registo mais literário publicou, com Rita Taborda Duarte, "Experiências Descritivas" (2007).

 


Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior