Bolsas de Doutoramento em Ciências da Comunicação - Investigação FAL-LABCOM 2012/2013

1ª fase: 19 de Março a 25 de Maio
2ª fase: 11 de Junho a 20 de Julho
3ª fase: 6 de Agosto a 7 de Setembro


Programa de Doutoramento em Ciências da Comunicação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior - Ano letivo 2012/2013

Bolsas de Doutoramento / Investigação FAL-LABCOM 2012/13 

 

Âmbito
No ano letivo de 2012-2013, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da Universidade da Beira Interior (UBI) irá financiar três bolsas de investigação e doutoramento, no âmbito da candidatura ao 3º ciclo de estudos em Ciências da Comunicação apresentada por estudantes que venham a enquadrar os seus trabalhos de investigação doutoral nas atividades da Unidade de Investigação Laboratório de Comunicação Online (LABCOM).

Objetivos
Estas bolsas de investigação pretendem proporcionar, a alunos de Doutoramento de reconhecido mérito, a possibilidade de desenvolver os seus trabalhos de investigação em Ciências da Comunicação no Laboratório de Comunicação Online, unidade de I&D integrada na Faculdade de Artes e Letras e reconhecida pela FCT, bem como incentivar a preparação de candidaturas a Bolsas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Valor da bolsa
As bolsas terão o valor anual de 4000 euros cada e destinam-se a alunos de Doutoramento matriculados no 1º ano do Curso de 3º ciclo em Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior. 
Os candidatos aos quais forem concedidas as bolsas serão financiados por um período de dez meses, com início a 1 de Outubro de 2012 e termo a 31 de Julho de 2013.

Elegibilidade
Poderão candidatar-se às Bolsas de Investigação FAL-LABCOM 2012/13 os titulares de um mestrado na área científica das Ciências da Comunicação ou área afim que se tenham candidatado ao Curso de 3º Ciclo de Ciências da Comunicação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e tenham sido colocados pela Comissão do Curso.
É ainda condição de elegibilidade a disposição dos candidatos para desenvolver a sua investigação doutoral no âmbito das linhas de investigação do LABCOM, ou seja, Informação e Persuasão, Cidadania e Identidades, e Cinema e Multimédia.

Critérios de seleção
• Aplicar-se-ão os critérios de seleção e seriação dos candidatos ao Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI que constam do respetivo Regulamento, acrescidos dos dois critérios seguintes: 
• Média de curso obtida no 1º ciclo de estudos não inferior a 14. (Em caso de diplomas não portugueses proceder-se-á a um cálculo de equivalência). 
• Motivação e capacidades de trabalho em equipa de investigação, a averiguar através de entrevista. (No caso de candidatos com residência fora de Portugal a entrevista poderá ser feita por teleconferência).

Propostas de candidatura
As propostas de candidatura deverão incluir:
• Carta a formalizar a candidatura às bolsas de investigação/doutoramento FAL-LABCOM 2012/13. Nesta carta o candidato deve declarar estar disposto a integrar-se numa das linhas de investigação do LABCOM. (Nota: não é necessário indicar já um tema ou projeto específico de Tese).
• Comprovativo de candidatura ao 1º ano do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI.
 
Prazo e receção de candidaturas 
Todas as candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 7 de setembro de 2012 (data do último dia da 3ª fase de candidatura), para o seguinte endereço de correio eletrónico: pserra@ubi.pt
Os candidatos serão notificados da decisão até ao dia 14 de setembro de 2012.

Seleção dos candidatos
Os candidatos à bolsa serão selecionados por um Júri constituído pelos membros da Comissão do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da UBI.
Da decisão do Júri não cabe recurso.
A seleção dos candidatos só produz efeitos a partir da efetivação da matrícula no Curso e com a assinatura presencial do Termo de Compromisso, dentro dos prazos legais.

Informações adicionais 
Para mais informações, contactar: 
Dr.ª Mércia Pires 
Secretária da Faculdade de Artes e Letras 
Universidade da Beira Interior
Rua Marquês de Ávila e Bolama
6200-001 Covilhã
Telefone: 275242023; extensão 1201
E-mail: mercia@ubi.pt  



 


Informações sobre o Doutoramento em Ciências da Comunicação

 

 

Estrutura curricular

A duração normal do Doutoramento é de três anos, assim distribuídos:

 

  • 1º Ano: 1º semestre – 2 seminários (Temas Aprofundados de Comunicação I, Teorias e Métodos de Comunicação); 2º semestre – 2 seminários (Temas Aprofundados de Comunicação II, Seminário de Investigação).
  • 2º Ano: Pesquisa de Campo e início da elaboração da Tese de Doutoramento
  • 3º Ano: Finalização e Defesa da Tese de Doutoramento

 

Temas Aprofundados de Comunicação I e II coincidem com o seminário semanal do LabCom.

Para mais informações ver: https://www.ubi.pt/Curso.aspx?CodigoCurso=843


 

Candidatura

A candidatura é online e deve ser feita em:http://www.academicos.ubi.pt/home/menu1/3oCiclo/candidaturas.asp

A candidatura não implica a apresentação de um projeto prévio; esse projeto terá de ser elaborado e apresentado até ao final do 1º ano do Curso, altura em que haverá um exame de qualificação e será nomeado o respetivo Orientador.

Os documentos relativos às habilitações (estudos concluídos) dos candidatos admitidos devem ser entregues aquando da matrícula depois de visados por um Consulado de Portugal.


 

Linhas de investigação

As linhas de investigação do Doutoramento correspondem, basicamente, às do LabCom (Laboratório de Comunicação On-line), que é uma unidade de I&D financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com avaliação de Very Good:

 

  1. Informação e Persuasão;
  2. Identidades e Cidadania;
  3. Cinema e Multimédia.

 

Essas linhas de investigação incluem áreas como as seguintes: Cinema e Estudos Fílmicos; Comunicação e Desenvolvimento; Comunicação Multimédia; Comunicação Organizacional; Comunicação Política; Comunicação Regional e Local; Estudos Culturais; Jornalismo; Jornalismo e Novos Media; Media e Identidades; Média Interativos; Publicidade; Redes Sociais e Cidadania; Relações Públicas; Retórica e Persuasão na Internet.

Para mais informações sobre estas linhas/grupos de investigação, ver “Research Groups” no site do Labcom, em http://www.labcom.ubi.pt

 

Bolsas de Auxílio ao Doutoramento

O Programa de Doutoramento pôs a concurso três bolsas destinadas a auxiliar os candidatos titulares de Mestrado com as melhores notas de candidatura ao longo do 1ºano do doutoramento, e cujo valor corresponde aproximadamente ao custo das taxas de frequência do Doutoramento e da residência dos bolseiros.

Ver em: https://www.ubi.pt/Noticia.aspx?id=2792 ou

http://www.labcom.ubi.pt/sub/evento/362

Além disso, os doutorandos não bolsistas poderão ter direito a um desconto de cerca de um terço da taxa de frequência, mediante a prestação de algum apoio à docência na Faculdade de Artes e Letras.


Início das aulas

21de Setembro de 2012.


Horário de funcionamento

6ª feira de tarde, entre as 14 e as 20 horas (1º ano, presença obrigatória; 2º ano e seguintes, presença facultativa para os candidatos em trabalho de pesquisa de campo).


Valor da taxa anual de frequência

1625 euros (valor referente a 2011/12);

Esta taxa anual pode ser paga em várias prestações mensais.


Estruturas de Apoio

 

  • LabCom (Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online), com possibilidade de participação em projetos de pesquisa;
  • Biblioteca Central devidamente apetrechada nas diversas áreas das Ciências da Comunicação, com possibilidades de acesso a bibliografia quer em formato impresso quer em formato digital;
  • Laboratórios de Comunicação, Cinema, Design e Informática apropriados à feitura de investigação de índole experimental e de projeto;
  • Estruturas de Apoio Editorial (Revistas e Coleções de livros)

 


Alojamento individual

  • Apartamento tipo Kitnet, mobiliado, com equipamento de cozinha e roupa de cama e banho, em residência de docentes - valor mensal de 247,36€, a que acrescem os consumos de água e eletricidade;
  • Apartamento tipo Kitnet em residência de estudantes - valor mensal de 231€, que inclui já os consumos de água e eletricidade

 

NOTA: Os interessados devem confirmar, previamente, a disponibilidade de apartamentos.


Alimentação

Cantinas e snack-bars - a refeição completa normal (sopa, prato, salada, pão, fruta ou sobremesa e sumo) custa entre 2,30 euros e 3,00 euros.
Refeição buffet-livre nos restaurantes da Faculdade de Engenharia e no Museu de Lanifícios - 7,00 euros (sopa, salada, pão, prato principal, vinho ou sumo, sobremesa, café).


Visto para entrada como estudante em Portugal

Brasileiros viajando como turistas para Portugal não necessitam de visto. No entanto, para permanência mais longas, como é o caso de estudantes admitidos para o Doutoramento, é necessário obter visto para residência como estudante. É importante dar entrada ao pedido de visto com antecipação mínima de 60 dias antes da viagem, junto às representações diplomáticas de Portugal no Brasil.


Assistência médica em Portugal e Seguro Saúde

O Acordo de Segurança Social/Seguridade Social entre Brasil e Portugal proporciona, entre outros benefícios, proteção na área da saúde aos cidadãos brasileiros em Portugal e cidadãos portugueses no Brasil. O acordo, assinado em 1995, atualizou as condições de prestação de serviços na área da seguridade social e proporciona ao cidadão brasileiro que chegar a Portugal, como turista ou com visto temporário ou de residência, direito à assistência médico-hospitalar (de emergência ou regular) e mesmo à aquisição de medicamentos. Para tanto, é necessário apresentar o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM). O CDAM supre a obrigatoriedade de um Seguro de Saúde e pode a ser obtido gratuitamente, ANTES da viagem a Portugal. Para informações sobre como obter o CDAM veja:http://www.portalconsular.mre.gov.br/mundo/europa/republica-portuguesa/lisboa/servicos/atestado-de-direito-a-assistencia-medica-pb-4

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior