Call For Papers: Movimento e Mobilização Técnica

O movimento constitui um problema crucial na contemporaneidade, marcada pela crescente aceleração induzida pela técnica, mas também pelas tendências do capitalismo na sua fase especulativa, que parece considerar tudo o que subsiste como um obstáculo à realização do valor. Para além de umas vagas defesas do nomadismo, constata-se a dificuldade de se relacionar com ele. De facto o movimento foi sempre menorizado e desvalorizado, quer pela metafísica quer pela teologia, o que significa que se tentou sempre controlá-lo e absorvê-lo simbolicamente. A sua emergência na modernidade - dos transportes ao cinema, da mobilização geral da vida às teletecnologias - representa uma cesura na história. Trata-se de interrogar a sua omnipresença e as formas como determina os quadros em que o agir humano se perfila e destina.

Sessões temáticas:
  • Movimento, história e modernidade
  • Mobilização e motorização do real
  • Teletecnologias
  • Aceleração e velocidade
  • Artes do movimento (cinema e outras)
  • Dispositivos, máquinas e veículos dinâmicos

Está aberto até 21 de Fevereiro o Call for Papers para o Colóquio Internacional "Movimento e Mobilização Técnica" que se realiza a 11 e 12 de Março em Lisboa (local e painel de convidados a divulgar brevemente).

A notificação sobre a aceitação das comunicações será realizada até o dia 28 de Fevereiro de 2013. As comunicações aceites serão sujeitas a uma taxa de inscrição de 40 euros. Os autores terão até ao dia 22 de Março para procederem ao envio do texto completo (máximo 3000 palavras) para posterior publicação em livro de actas.

Para participar envie um abstract até 500 palavras e uma breve biografia para info@cecl.com.pt.

Open for more information

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior