Conferência Internacional sobre Game Design

Entre os dias 15 e 17 de abril, a Faculdade de Artes e Letras da UBI acolhe a G3D – I Internacional Conference in Digital Game Design and Development. A iniciativa permitirá reunir um conjunto de empresas, associações, profissionais e investigadores que utilizam os jogos digitais e as novas tecnologias de informação como a principal ferramenta de trabalho. Os participantes poderão partilhar experiências, conhecer as expectativas do mercado de trabalho nacional e internacional, analisar o que tem sido desenvolvido pelos cursos de Informática e Design da UBI e estabelecer parcerias e colaborações em futuros projetos. 
Segundo Ernesto Vilar, responsável pela organização do evento, “a ideia principal é despertar a UBI para áreas como «Game Design e Tecnologia de Informação», que muitas vezes são erroneamente associadas apenas ao entretenimento quando na realidade, esta área já contribui há mais de 30 anos com investigação cientifica de ponta que tem mesmo sido aplicada na base de desenvolvimento comercial do jogos digitais e aplicações informatizadas (mais conhecidas por apps)”.
Uma das ambições da organização do evento passa por chegar a áreas como a engenharia, a gestão e até mesmo a saúde. Nesta primeira edição da G3D estará presente Sílvio Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFP) e CEO do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) para falar sobre o desenvolvimento de centros de desenvolvimento tecnológico. André Neves, professor da UFP, que conta já com mais de 15 anos de experiência no ensino universitário de "Game Design" para os cursos de Design Gráfico e Informática, Frederico Vasconcelos, presidente da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais, e Francisco Rebelo, professor da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, são outros dos nomes que vão marcar presença no encontro. 
A PT, a Associação Portuguesa de Jogos Digitais e algumas empresas portuguesas também estarão representadas na G3D. O programa da iniciativa inclui ainda exposições e prevê a realização de minicursos.

Open for more information

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior