Os Media de Serviço Público

por Sílvio Correia Santos
Colecção: Pesquisas em comunicação

Ano de edição: 2013

ISBN: 978-989-654-105-7

Há vários anos que o serviço público de rádio e televisão está sob forte pressão na Europa. Não é só a tensão provocada pela relação com o sector comercial. São também as pressões políticas e os constrangimentos financeiros. Mais recentemente, são os desafios colocados pela evolução tecnológica. O passado recente do serviço público é marcado por uma luta constante para encontrar o seu lugar na sociedade e no mercado. E, sobretudo, para afirmar a sua legitimidade e manter a sua relevância.

Em Portugal, este tem sido um tema fraturante, praticamente desde a viragem do milénio. O serviço público de rádio e de televisão sofreu neste anos uma profunda reestruturação e a sua existência tem sido amplamente debatida. No entanto, o debate que se gerou, claramente centrado na situação da televisão pública, nem sempre foi esclarecido e esclarecedor. Nesse sentido, este livro parte de uma revisão da produção teórica sobre o tema, para propor uma abordagem que não se limita ao meio televisivo e que inclui, em igual medida, a rádio e a internet. O objetivo é explicar o que é o serviço público nos media, quais os principais desafios que se lhe têm colocado e quais os obstáculos que tem atualmente pela frente.

Open for more information

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts