Comunicação Digital – 10 anos de investigação

por António Fidalgo, João Canavilhas (Org.)

Colecção: Pesquisas em comunicação
Ano de edição: 2014
ISBN: 978-989-654-157-6

A marca distintiva do LabCom, Laboratório de Comunicação Online, foi sempre o fazer. Quando o iniciámos, há 10 anos, já tínhamos a experiência da criação de uma biblioteca, de um jornal e de uma revista, todos online, correndo sobre bases de dados. Com efeito, a Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, a BOCC, criada em maio de 1999, o lançamento do jornal Urbi et Orbi em janeiro de 2000, e da revista Recensio, em 2001, e, em particular, a investigação e experimentação feitas no âmbito do projeto “Akademia – Tecnologia da Informação e Novas Formas de Jornalismo Online” (2000-2004), financiado pela FCT, possibilitaram um saber fazer único em Portugal no âmbito da comunicação digital. O LabCom tornou-se conhecido em Portugal e, sobretudo, no Brasil pelas bibliotecas (BOCC, Lusosofia), revistas (Doc-OnlineEstudos em Comunicação), e a editora online (Livros LabCom).

Com o saber fazer veio a investigação muito específica em áreas que a digitalização e a Internet revolucionaram, nomeadamente a informação, em geral, e o jornalismo, em particular, a comunicação e a deliberação políticas, o design, a comunicação multimédia e o cinema. Hoje, o LabCom conta com três grupos de investigação que estruturam a divisão do presente volume: Informação e Persuasão; Media, Identidade e Cidadania; Cinema e Multimédia. 

Os textos, aqui incluídos, oferecem uma amostra do estado da arte do que se faz no LabCom. Não são um resumo de investigações passadas, mas sim investigações presentes que, na grande maioria, vêm na senda dessas investigações. Não seria difícil, mediante a arqueologia dos textos presentes, encontrar muitas das publicações que fazem o património do LabCom, em particular os Livros LabCom. Os três volumes Informação e Comunicação Online – i) Jornalismo Online, ii) Internet e Comunicação Promocional, iii) Mundo Online da Vida e Cidadania, publicados em 2003, e que consubstanciaram o projeto Akademia – contêm o gérmen de muito do trabalho que agora se apresenta aqui. Há, no LabCom, uma continuidade de investigação que manifesta a identidade de uma unidade de investigação muito própria no espaço lusófono.

- See more at: http://www.livroslabcom.ubi.pt/book/116#sthash.AITt7JXR.dpuf

Open for more information

Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior