Pesquisas em Análise de Discurso Crítica

por Izabel Magalhães, Carmem Jená Machado Caetano e Décio Bessa (Orgs.)

Colecção: Pesquisas em comunicação
Ano de edição: 2015
ISBN: 978-989-654-170-5

Este livro é resultado de pesquisas e discussões que se iniciaram em 2001 na Universidade de Brasília, na convivência que se estabeleceu em disciplinas e seminários voltados para o desenvolvimento da Análise de Discurso, principalmente da vertente que se identifica como crítica. Retomando preocupações da Escola de Frankfurt, a Análise de Discurso Crítica (ADC) lança um olhar questionador para as práticas sociais, na tentativa de compreender discursos (alguns hegemônicos e naturalizados), na relação com dimensões não discursivas. Vale lembrar como exercício da crítica uma frase de Horkheimer: “A essência da ciência não se esgota na economia do pensamento e da técnica”; é bem mais, correspondendo a um “desejo de verdade”.

Open for more information