Candidaturas à 3ª edição do Programa Doutoral "Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade"

Entre 20 de abril de 2015 e o próximo dia 11 de junho de 2015 decorre o período de submissão de candidaturas ao programa doutoral “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”, aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este programa doutoral é especialmente dirigido a estudantes com formação em ciências da comunicação ou, não sendo o caso, a estudantes com formação num outro ramo das ciências sociais e humanas, dispondo de trinta (30) vagas, incluindo a atribuição, de forma competitiva e através de concurso, de seis (6) Bolsas de Doutoramento FCT (três nacionais e três mistas).

As candidaturas deverão ser feitas online, fazendo o registo no Balcão Virtual da UBI (instituição que lidera esta 3ª edição), na página (https://academicos.ubi.pt/online/login3c.aspx) e submetendo, posteriormente, os documentos indicados em formato pdf constantes do edital.

Envolvendo as principais unidades de investigação em comunicação das universidades portuguesas, este curso distingue-se fundamentalmente pela oferta de uma formação articulada com os melhores núcleos de pesquisa do país. É propósito deste programa estimular a produção científica de elevada qualidade e preparar novos investigadores para trabalho científico competitivo. O grau de doutor é conferido em simultâneo pelas Universidades do Minho, da Beira Interior e Lusófona, e pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

O programa doutoral “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” resulta de uma parceria entre seis unidades de investigação:

1. CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho (instituição coordenadora);
  2. CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa;
  3. LabCom – Laboratório de Comunicação Online, Faculdade de Artes e Letras - Universidade Da Beira Interior;
  4. CIMJ – Centro de Investigação Média e Jornalismo – Universidade Nova de Lisboa;
  5. CECL – Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens – Universidade Nova de Lisboa;
  6. CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia.

Calendarização referente ao edital da 3ª edição:

PERÍODO DE CANDIDATURA AO PROGRAMA DOUTORAL

1ª fase: de 20 de abril a 11 de junho de 2015

2ª fase: de 14 de julho a 3 de setembro de 2015 (apenas para vagas sobrantes)

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DE ADMISSÃO AO PROGRAMA DOUTORAL

1ª fase: até 18 de junho de 2015

2ª fase: até 10 de setembro de 2015

INSCRIÇÔES NO PROGRAMA DOUTORAL

1ª fase: 22 a 26 junho de 2015

2ª fase: 14 a 18 de setembro de 2015

PERÍODO DE CANDIDATURA A BOLSA FCT

De 14 a 25 de setembro de 2015

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CONCURSO DE BOLSA FCT

Até 02 de outubro de 2015

Para mais informações, recomenda-se a consulta do edital em anexo à mensagem.

Site: www.lasics.uminho.pt/estudosdecomunicacao

Facebook: http://www.facebook.com/doutoramentofct