Conferência Internacional de Investigação em Design

In/Sustentabilidade foi o mote da segunda edição da Designa 2012 - Conferência Internacional de Investigação em Design, realizada nos dias 22 e 23 de novembro, na Universidade da Beira Interior. "Re-defining and re-designing our commons as an act of hope" foi o tema da conferência inaugural proferida por Alastair Fuad-Luke, professor da Universidade de Aalto, em Helsínquia.
Ao longo dos dias em que decorreu o evento foram apresentadas várias comunicações que se enquadraram nos seguintes painéis temáticos: Teoria, Ensino, Produto, Moda, Comunicação e Multimédia. A inclusão de Multimédia e Ensino constituiu uma novidade em relação à edição de 2011. Segundo a organização do evento “o objetivo desta diversificação foi não só abranger de forma mais completa as distintas áreas trabalhadas pelo design, mas também promover a reflexão e o debate em torno de duas realidades particularmente pungentes, nomeadamente no que concerne à sustentabilidade desta disciplina”.
O encontro permitiu debater o papel do designer na atualidade, em diferentes áreas, e o equilíbrio entre as necessidades do mercado, as possibilidades de produção, a satisfação do consumidor e o ambiente.
A iniciativa organizada pelo LabCom acolheu ainda uma mesa redonda sobre o Ensino do Design e uma apresentação de projetos e ideias relacionados com o tema da In/Sustentabilidade.