Livro homenageia Nelson Traquina

“Pesquisa em Media e Jornalismo – Homenagem a Nelson Traquina” organizado por Isabel Ferin Cunha, Ana Cabrera e Jorge Pedro Sousa é o título da mais recente publicação dos Livros LabCom. Os coordenadores da obra assinam também alguns dos trabalhos que estão incluídos neste livro onde se encontram ainda textos de autores como Maria João Silveirinha, Carlos Camponez, João Carlos Correia, Estrela Serrano, Francisco Rui Cádima e Rogério Santos, entre outros.
“Esta é uma obra de homenagem. Uma obra de homenagem a um pesquisador singular – Nelson Traquina. Nascido nos Estados Unidos, estudou em Denver e em Paris. Viveu os anos da Revolução de Abril em Portugal, como correspondente de agências noticiosas internacionais, ingressando na Universidade Nova de Lisboa no início dos anos 80. Ao longo de trinta anos de intensa dedicação aos Estudos Jornalísticos, tornou-se, incontestavelmente, o investigador português mais influente no campo. Fundou o Centro de Investigação Media e Jornalismo. Contribuiu, decisivamente, para a formação de novos docentes e investigadores e marcou toda uma geração. Formou discípulos. Neste livro – multifacetado – são publicados doze artigos de colegas do Professor Nelson Traquina, alguns seus ex-alunos, outros seus admiradores. São doze textos que refletem o legado e a influência de Nelson Traquina, ao mesmo tempo que registam as tendências e os campos de investigação que constituíram a matriz do Centro de Investigação Media e Jornalismo no período em que Nelson Traquina presidiu aos seus destinos”.