Investigadores do LabCom.IFP na direção da SOPCOM

Paulo Serra, presidente da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e investigador do LabCom.IFP, foi eleito presidente da direção da SOPCOM para o mandato 2015-2018. Os sócios presentes na Assembleia Geral, realizada no dia 9 de maio, em Lisboa, votaram unanimemente na lista apresentada pelo professor catedrático da UBI (na foto). Da direção da associação faz ainda parte Gisela Gonçalves, docente da UBI e investigadora do LabCom.IFP, como secretária-geral. A Assembleia Geral passa a ser presidida por Tito Cardoso e Cunha, professor catedrático (aposentado) da UBI e investigador do LabCom.IFP.
O programa apresentado pela nova direção tem como objetivos fortalecer o vínculo dos sócios com os trabalhos da associação; reforçar a política editorial; intensificar a cooperação internacional; fomentar a apresentação de candidaturas a financiamento que vinculem investigadores de várias instituições nacionais; promover a realização de ações de formação/workshops de interesse geral para todos os associados ou sectorialmente, através dos grupos de trabalho; fortalecer a presença das ciências da comunicação nos órgãos da FCT e nas opções estratégicas do governo.
Para a implementação dos objetivos propostos, a nova direção propõe a execução de um programa de ação organizado em quatro domínios específicos: política associativa, política científica e de aproximação à sociedade, política de difusão científica, e política de internacionalização. Está prevista a revisão das modalidades de pagamento de quotas; o estabelecimento de relações protocolares com organizações públicas e/ou privadas; o estudo da possibilidade de indexação dos congressos da associação; e o desenvolvimento de novas redes de intercâmbio com universidades de outros países, nomeadamente do espaço ibero-americano e lusófono.

A Direção da SOPCOM passa assim a ter a seguinte composição:
Presidente: Joaquim Paulo Serra (Universidade da Beira Interior)
Vice-Presidente: Madalena Oliveira (Universidade do Minho)
Vice-Presidente: José Gomes Pinto (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa)
Secretária-Geral: Gisela Gonçalves (Universidade da Beira Interior)
Tesoureiro: Nuno Moutinho (Universidade do Porto)
Vogal: Carlos Camponez (Universidade de Coimbra)
Vogal: Filipa Subtil (Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa)

O Conselho Fiscal é agora integrado pelos seguintes sócios:
Presidente: Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa)
Vice-Presidente: Rogério Santos (Universidade Católica Portuguesa)
Secretária: Fernanda Ribeiro (Universidade do Porto)

A Assembleia Geral passa a ser presidida por Tito Cardoso e Cunha, professor catedrático (aposentado) da Universidade da Beira Interior, que terá como vice-presidente Gustavo Cardoso (ISCTE) e secretário de mesa Jorge Veríssimo (ESCS Lisboa).