Filme de aluna da UBI premiado

A 12ª edição da Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema, que se realiza anualmente na cidade do Porto, atribuiu o prémio mais importante da competição a um documentário realizado na UBI. A distinção foi atribuída ao filme “Trama”, realizado por Luísa Soares, que finalizou o mestrado na instituição, em 2014, sob orientação de Vasco Diogo. O filme foi realizado como projeto de final de segundo ciclo traduzindo-se numa homenagem às antigas operárias do sector têxtil, que manifesta simultaneamente a reconstrução de uma memória histórica e a preocupação estética que definem a realizadora. 
O filme já tinha sido distinguido com o Prémio do Júri para melhor filme na mais recente edição do UBICinema, o festival onde os alunos da universidade apresentam os seus trabalhos de final de licenciatura ou mestrado, e exibido na edição de 2015 dos Prémios Sophia. 
A última edição da MIFEC decorreu de 12 a 16 de Maio, tendo contado com o apoio, como em anos anteriores, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da RTP, do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal do Porto. O evento tem como objectivo promover o encontro anual das mais importantes escolas de cinema, nacionais e internacionais, através da exibição e competição de filmes, workshops, masterclasses e debates. 
Este ano, 51 filmes de 14 países entraram na competição. A Universidade da Beira Interior concorreu com duas curtas-metragens (uma documental e outra de ficção), tendo vencido o mais importante galardão – Grande Prémio MIFEC – e o prémio para Melhor Documentário. 
Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior