Breves

Realizou-se no dia 29 de maio um seminário de Teoria Política que contou com dois conferencistas convidados. Bruno Peixe Dias, investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, apresentou uma comunicação intitulada “Alain Badiou contra Democracia”. António Bento, investigador do LabCom.IFP e professor na UBI, expôs o tema “O Estado Português Moderno: Um Capítulo de História das Mentalidades”. A iniciativa teve lugar na Sala de Reuniões do Núcleo de Filosofia, na Biblioteca Central da UBI.

A tese de doutoramento de Hélder Prior sobre "Esfera Pública e Escândalo: o secreto no âmbito público" foi um dos trabalhos selecionados pelo Gabinete dos Meios de Comunicação Social para receber o incentivo à investigação e edição de obras sobre Comunicação Social. O valor atribuído é de 2500 euros.

No âmbito do mestrado de Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas realizou-se, no dia 14 de maio, uma aula aberta sobre “Responsabilidade Social”. O evento intitulado “Café Dialógico” contou com a presença de Celma Padamo, doutoranda em Comunicação pela Universidade CEU Cardenal Herrera (Valência), e teve lugar no Museu de Lanifícios da UBI.

No dia 21 de maio, a Biblioteca Municipal da Covilhã recebeu Urbano Sidoncha, diretor do Curso de Ciências da Cultura e investigador do LabCom.IFP, que fez uma avaliação da Oficina de Diagnóstico da Realidade Cultural realizada em fevereiro, perspetivando o futuro da iniciativa. O evento contou com o apoio da UBI e da Câmara Municipal da Covilhã.

“O jornalismo no seu labirinto: desafios e oportunidades no ecossistema móvel” foi o tema da conferência de abertura proferida por João Canavilhas, no XIX Encontro Internacional de Reflexão e Investigação, realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nos dias 5 e 6 de maio.

João Canavilhas foi um dos comentadores convidados na discussão que se seguiu à apresentação do estudo “Públicos e Consumos de Media”, desenvolvido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

João Carlos Correia coordenou a apresentação do Projecto “Local Democracy Network:  Mapping  Transparency, deliberation and participation in European Local Government - Local.Gov. Net”, submetido ao Programa Horizon2020. A candidatura reúne um conjunto de dez parceiros provenientes de Portugal, Espanha, Irlanda, Hungria, Suécia  e Dinamarca. O projeto pretende aferir a qualidade e o rigor da informação disponibilizada  pelos websites dos municípios destes países.

Os investigadores do LabCom.IFP André Barata e Ana Catarina Pereira são os formadores do workshop “Mulheres, Liderança e Acção Política”. Trata-se de uma iniciativa da Coolabora, uma cooperativa de consultoria e intervenção social, na Covilhã. O workshop teve início a 14 de maio e termina no dia 26 de junho.

Nuno Fernandes moderou o seminário "Os Perigos da Internet", realizado no dia 12 de maio, na sala de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre. O evento, com organização do Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública, contou com membros das forças policiais, professores e membros do Ministério Público.