Público e Privado nas Comunicações Móveis

José Ricardo Carvalheiro é o responsável pela organização do livro "Público e Privado nas Comunicações Móveis" editado pela MinervaCoimbra.
Com a tecnologia móvel, cujos dispositivos tendencialmente ubíquos compaginam a comunicação "ponto a ponto" com a comunicação em rede e a comunicação "de massas", estarão os critérios do que é público e do que é privado a sofrer redefinições próprias de um nosso tempo tecnológico e cultural?
A dicotomia, e as várias e complexas aceções dos seus dois termos, continua a ter pertinência num ecossistema comunicativo caracterizado como eminentemente "líquido" e fluído? Que relevância e significado dão os atores sociais à esfera do público na sua utilização dos dispositivos móveis ou como encaram e gerem eles as questões da privacidade nos diferentes espaços e tempos de um quotidiano tecnologizado?
A ubiquidade das ligações coloca-nos face a um cenário de deambulações constantes por espaços físicos e virtuais, de comutações entre círculos comunicativos, entre audiências diversas, entre a condição de destinatários e de emissores, entre conteúdos pessoais e sociais. O contexto é, ele próprio, móvel, nas suas velozes mutações técnicas e práticas, mas é ele o objeto de estudo do projeto “Público e Privado ns Comunicações Móveis” desenvolvido no LabCom.IFP, unidade de investigação da UBI, e do qual este volume apresenta um conjunto de reflexões e resultados.