Mobile and Digital Communication: Approaches to Public and Private

Os tipos de comunicação que formam "esferas" públicas e privadas constituem um sistema multifacetado, complexo, que está ligado a um vasto conjunto de questões. O facto é que as facetas da tecnologia móvel - ubiquidade, multimedialidade, multidirecionalidade - formam um novo contexto no qual as tendências para renegociar, defender, adaptar ou desafiar as noções de público e privado são desenvolvidas por indivíduos nas suas vidas quotidianas e por instituições sociais através das suas regras e objetivos.
Este livro, organizado por José Ricardo Carvalheiro e Ana Serrano Tellería, que reúne apresentações da conferência "Public and Private in Mobile Communications ", realizada em março de 2015, na Universidade da Beira Interior, favorece particularmente as discussões sobre os usos que os indivíduos fazem de dispositivos móveis nas suas práticas quotidianas. No entanto, como uma questão de fundo, também inclui a abordagem, às vezes implícita, sobre as transformações que relacionam as novas tecnologias a certas práticas culturais, formas de interação e usos políticos. Na verdade, como aconteceu no passado com outras inovações tecnológicas, é praticamente impossível discutir a penetração de dispositivos móveis e as suas apropriações sociais sem a perspetiva histórica, mesmo que seja "apenas" um fundo epistemológico.