TRAÇA - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares

12 abril, 14 horas, Anfiteatro da Parada  (Cinubiteca)  
  
Criado em 2015, a TRAÇA - Mostra de Filmes de Arquivos Familiares pretende dar a conhecer alguns dos filmes amadores, caseiros, oriundos de arquivos familiares, depositados no Arquivo Municipal de Lisboa/Videoteca de Lisboa. São filmes misteriosos, muitos deles de origem incerta, muito puros e diretos, que permitem acompanhar, através de histórias íntimas, a história da cidade ou do país. 

Na primeira edição, a TRAÇA convidou oito realizadores portugueses - Catarina Alves Costa, Edgar Pêra, José Filipe Costa, Manuel Mozos, Margarida Cardoso, Margarida Leitão, Jorge Cramez e Susana Nobre - para trabalhar com essas imagens, inventando estórias e recriando sentidos que as reconfiguram e transfiguram.

Nesta extensão da TRAÇA na UBI, a realizar no próximo dia 12 de Abril, as cineastas Margarida Cardoso e Margarida Leitão exibirão os seus filmes e revelarão pormenores sobre o processo produtivo e criativo desenvolvido para este projecto particular. As programadoras Inês Sapeta Dias e Fátima Tomé contextualizarão o projecto TRAÇA e a importância dos arquivos amadores para a reavaliação da própria história do cinema.
Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior