Apresentação

A relação entre Fenomenologia e Cultura é o tema deste I Colóquio Internacional, com a correspondente expressão no seu tema reitor. O tema da Cultura esteve sempre no horizonte fundador da própria Fenomenologia, que tem em Husserl a sua figura seminal. Essa filiação tem tradução direta não apenas na definição da problemática da Fenomenologia, senão também na circunscrição do seu método próprio. As aproximações são muitas e de diversa ordem: entre muitas outras possibilidades, estão a conhecida fórmula husserliana do Zu den Sachen Selbst, a crítica à atitude natural, a desconstrução de uma praxis científica impregnada na euforia naturalista que “coisifica” a consciência ou a emergência de uma cultura filosófica outra, na qual possa projetar-se um projeto alternativo de Europa e numa nova imagem do humano, assim resgatado à vexatória condição de simples entidade mundana, um facto entre factos. A construção desta nova imagem do humano, que pode, aliás, ser tomada como fio condutor para ler algumas das principais decisões teóricas de fundo da Fenomenologia ainda identificada com a opções do seu fundador, é o que torna irreversível este vínculo entre Fenomenologia e Cultura, vínculo que penetra profundamente as várias camadas de sentido em que os próprios relata se vão paulatinamente constituindo. Do lado da Cultura, a investigação da multiplicidade dos seus fenómenos enfrenta hoje uma situação similar àquela que definiu o “começo” da Fenomenologia: a sua interpretação como simples facto mundano, como coisa – v.g. património – constitui, na atualidade, fonte de embaraços de toda a sorte, levando a investigação permanentemente à pantanosa casa de partida e à pergunta “de que falamos quando falamos de Cultura?”. Nesse contexto, a própria Cultura parece, mais do que nunca, solicitar um “regresso às coisas mesmas” que nos permita desconstruir, denunciando-os, os limites da atual investigação científica e dos seus jogos de linguagem quando são dirigidos aos fenómenos culturais.
Estas aproximações, que aqui se pretendem simplesmente insinuar, são possíveis em toda a extensão do perímetro da Fenomenologia, privilegiando, outrossim, abordagens muito distantes das opções aqui identificadas com o seu fundador. Nesse espaço amplo e heterogéneo dos autores que cabem no campo da filosofia fenomenológica são bem-vindos, obviamente, contributos como os de Hans Blumenberg para uma filosofia compreensiva da Cultura, o debate que contrapôs uma espécie de filosofia transcendental da/para a Cultura, protagonizada por Ernest Cassirer, aos modelos vitalistas da interação de Georg Simmel, entre muitíssimas outras possibilidades que aqui não se sinalizam para que possam elas ser livremente identificadas pelos investigadores que entendam acolher o nosso convite à participação.

Chamada de Trabalhos

A organização do I Colóquio Internacional “Fenomenologia & Cultura” convida toda a comunidade científica a submeter, até dia 15 de agosto de 2019, propostas originais que se enquadrem na dinâmica do encontro e no espírito da sua memória descritiva.
Cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta de comunicação.
Os autores poderão optar pelo português, inglês, francês e castelhano como idiomas de submissão (do resumo e do texto final) e comunicação.
As comunicações poderão ser apresentadas por coautores.
Todas as comunicações terão a duração máxima de 25 minutos, independentemente do número de coautores.
Resumos: Os resumos devem ser enviados em formato Word para o endereço de correio eletrónico fenomenologiaecultura@gmail.com, incluindo a seguinte informação:
i) Autor(es);
ii) Filiação institucional;
iii) Título da proposta;
v) Biografia de cada autor (máx. 150 palavras).


iv) Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave;
Os autores com comunicação aceite serão notificados até dia 7 de setembro e deverão formalizar a sua inscrição até ao dia 15 desse mesmo mês.

Comissões

Comissão Científica

Agustín Serrano de Haro — CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas), Espanha
Carlos Morujão — UCP/AFFEN, Portugal
José Manuel Santos — UBI, Portugal
Olivier Feron — UE, Portugal
Tommy Akira Goto — UFU, Brasil
Urbano Sidoncha — UBI, Portugal

[ Mais informação a divulgar brevemente ]

Comissão Executiva

Urbano Sidoncha, UBI, Portugal
Olivier Feron, UE, Portugal
Catarina Moura, UBI, Portugal
Idalina Sidoncha, UBI, Portugal

Oradores Convidados

Alexandre Sá

Alexandre Sá

Alexandre Franco de Sá é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sendo actualmente Director dos Cursos de Mestrado em Filosofia e Mestrado em Ensino da Filosofia nesta Universidade. É investigador no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e colabora no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba, Brasil). Os seus principais trabalhos incidem no âmbito da filosofia política.

Carlos Morujão

Carlos Morujão

Carlos Morujão é professor Catedrático na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. É também, desde Junho de 2013, Director do Centro de Estudos de Filosofia da mesma Faculdade. Dirigiu, entre 2007 e 2011, o projecto de investigação «A Recepção da Revolução Francesa pela Filosofia Alemã», financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem leccionado as disciplinas de História da Filosofia Contemporânea, História da Filosofia Moderna e Filosofia do Conhecimento. Os seus principais interesses na investigação centram-se, actualmente, na Fenomenologia de Edmund Husserl. Tem ensaios publicados em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Brasil. É membro da Rede Ibérica de Estudos Fichteanos, sendo, neste âmbito, autor dos ensaios «Controversias Teológicas y Divergencias Políticas en la Génesis del Atheismusstreit» (2009) e «Doctrina de la Ciencia Nova Methodo: Analisis del § 17» (2012). É igualmente membro do Husserl Circle. Foi sócio fundador da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, de que é Presidente da Direcção desde Março de 2018. Coordena o Núcleo de Estudos Ortegueanos do Centro de Estudos de Filosofia e prepara a edição de uma obra conjunta, em língua inglesa, sobre o pensamento do autor espanhol.

Jeffrey Andre Barash

JEFFREY ANDREW BARASH

Professeur des Universités emeritus,Département de Philosophie. Université de Picardie, Amiens, France. Alumnus fellow, Society of Fellows in the Humanities, Columbia University (1983-85); Alumnus fellow, Alexander von Humboldt Foundation, Bonn, Germany (1985-87, Universität Bielefeld; 2012, Universität Regensburg); Jean Monnet Fellow, European University Institute, Badia Fiesolana, Florence, Italy (1987-88); Ernst Cassirer visiting professor, University of Hamburg, Germany (2002); Lady Davis Fellow, Hebrew University of Jerusalem (2003); Gadamer Distinguished Visiting Professor, Boston College (winter, 2010); Max Planck Fellow, Universität Konstanz (spring, 2010). Member, School of Historical Studies, Institute for Advanced Study, Princeton (2015-16). Areas of research and teaching: political philosophy, historicism, German thought since the Enlightenment, hermeneutics, collective memory in philosophical perspective, theory of political mythology.

Oliver Feron

OLIVIER FERON

Professor auxiliar na Universidade de Évora desde 1997. Membro da Internationale Ernst Cassirer-Gesellschaft, da Blumenberg Gesellschaft e da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, da qual foi vice-presidente de 2005 a 2011. Foi professor convidado na Universidade de Coimbra, de pós-graduação pela Universidade de Murcia, Universidade Federal de Rio de Janeiro e foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (programa de pós graduação em filosofia stricto sensu). A sua pesquisa incide sobre filosofia moderna e contemporânea, antropologia filosófica e as obras de E. Cassirer e H. Blumenberg.

Tommy Akira Goto

TOMMY AKIRA GOTO

Professor Adjunto III da Pós-Graduação em Filosofia e da Graduação e Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutor em Psicologia - PUC- Campinas (2007), Mestre em Filosofia e Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo (2002), Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos (1998). Membro do GT da ANPOF; Membro do GT de "Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos" da ANPEPP. Vice-presidente fundador da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica; Membro-colaborador do CLAFEN; Membro Ordinário da "Asociación Internacional de Fenomenología y Ciencia Cognitiva"; Membro-assistente da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos SIEH; membro da Associacion Latinoamericana de Psicologia Existencial (ALPE). Autor de diversos livros e artigos. Docente em Psicologia e Filosofia, Epistemologia, Fenomenologia e Ciências Cognitivas, Psicologia e Educação, Psicologia Fenomenológica de E. Husserl e E.Stein. Tem atuado e pesquisado as seguintes áreas: Filosofia, Antropologia Filosófica, Experiência religiosa, Fenomenologia da Religião, Fenomenologia e Saúde e Psicologia Fenomenológica.

Urbano Sidoncha

URBANO SIDONCHA

Urbano Sidoncha é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorado em Filosofia Contemporânea pela mesma Universidade. Professor auxiliar da Faculdade de Artes e Letras da UBI, foi o primeiro Diretor do Curso de Ciências da Cultura da UBI, cargo que exerceu entre 2013 e 2015, e Diretor do Curso de Filosofia de 2009 até 2016. É atualmente Diretor do Mestrado em Estudos de Cultura. Investigador integrado do LabCom.IFP, tem diversos trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. É autor do livro Do Empírico ao Transcendental – A Consciência e o Problema Mente/Corpo entre o Materialismo Reducionista e a Fenomenologia de Husserl (FCG/FCT, 2011) e editor dos livros Metamorfoses da Cultura (Nova Vega, 2017), Cultura(s): Definições, Desafios, Percursos ( Ed. LabCom.IFP, 2018) e Sobre Suspeita e Culturas de Desconfiança – Fundamentos e Práticas (Minerva, 2018).

Programa

07 outubro / segunda-feira

14h00 RECEÇÃO E REGISTO
[Aberto em permanência]

14h30 15h15 SESSÃO DE ABERTURA
com
José Rosa,Presidente daFAL
Joaquim Paulo Serra,Presidente do ICI / Coordenador do LabCom
André Barata, Coordenador do Praxis
Urbano Sidoncha, Comissão Executiva do Colóquio
Olivier Feron, Comissão Executivia / Representante do Polo de Évora do Praxis

15h15 16h15 CONFERÊNCIA INAUGURAL
Keynote Speaker
Carlos Morujão [UCP/AFFEN, PT]
Moderador
José Manuel Santos>

16h15 17h15 SESSÃO TEMÁTICA 01
FENOMENOLOGIA, CULTURA, FENOMENOLOGIA DA CULTURA

Moderador — Urbano Sidoncha

Fenomenologia e cultura: uma crise contemporânea
Ana Paula Bolzan Monteiro, Ana Carolina Marzzari [AMF, BR]

O conceito e a tarefa da filosofia da cultura
Rafael Garcia [UNICAMP, BR]

«“[...] notícias / Do último reduto das coisas”: Fenomenologia da cultura,
psicanálise e a arte de ser e tornar(-se) humano»

Moisés Ferreira [LabCom/UE, PT]

17h15 17h45 COFFEE BREAK

17h45 18h45 SESSÃO TEMÁTICA 02
CULTURA CIENTÍFICA REVISITADA: OS DESAFIOS DO HUMANO

Moderador — Catarina Moura

Manifesto contra a adoção da Metafísica de Galileu
Ana Paula Rosendo [CEFI, PT]

A ontologia do mundo da vida e o nexo-ontológico:
por uma cultura científica onto-humanista

Bruno Fleck da Silva [UFSM, BR], Patrícia Wazlawick [AMF, BR],
Tommy Akira Goto [UFU, BR]

Cultura e Fenomenologia Existencial em Kierkegaard
Luís Filipe Fernandes Mendes [LabCom/UBI, PT]

18h45 ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS DO 1º DIA

20h00 JANTAR INSTITUCIONAL

08.outubro / terça-feira

14h00 RECEÇÃO E REGISTO
[Aberto em permanência]

09h30 11h00 CONFERÊNCIAS PLENÁRIAS 01
Moderador — Olivier Feron

A Antropologia Fenomenológica como possibilidade de uma
fenomenologia da cultura entre ocidente e oriente: um diálogo entre
Husserl e Nishida

Tommy Akira Goto [UFU, BR]

Fenomenologia e Cultura, ou da propriedade comutatividade da relação
Urbano Sidoncha [UBI, PT]

11h00 12h00 SESSÃO TEMÁTICA 03
PSICOLOGIA, FENOMENOLOGIA, IDENTIDADE(S), MEMÓRIA

Moderador — Alexandre Franco Sá

Fenomenologia e Psicoterapia, Método ADI/TIP:
Depressão e Cultura Hodierna

Maria Clara Jost [FCMMG, BR], Tommy Akira Goto [UFU, BR]

Transgeracionalidade, Subjetividade e Conjugalidade: Pesquisa
psicológico-fenomenológica sobre transmissão psíquica e cultural
entre gerações na práxis do Método ADI/TIP

Eunides Almeida [UFU, BR], Tommy Akira Goto [UFU, BR]

Imagining Communities. Memory and Phantasy in the Construction
of Cultural and Social Imaginaries

Ricardo Mendoza-Canales [CFUL, PT]

12h00 14h00 ALMOÇO

14h00 15h30 CONFERÊNCIAS PLENÁRIAS 02
Moderador — Carlos Morujão

Povo, Esquecimento e Política em Heidegger
Alexandre Franco Sá [UC, PT]

Da possibilidade de fundar uma filosofia da cultura
Olivier Feron [UE, PT]

15h30 16h30 SESSÃO TEMÁTICA 04
FENOMENOLOGIA EM CONTEXTO, OU DO(S) CONTEXTO(S) DA FENOMENOLOGIA

Moderador — Urbano Sidoncha

Linguagem, situação e cultura em Sartre
Luiza Helena Hilgert [UFSCar/FAPESP, BR]

O «Mal-Estar» na era de «Ge-stell»: A técnica como raiz do «mal-estar»
existencial no contexto da cultura moderna

Ângelo Nunes Milhano [LabCom, PT]

O sentido de uma fenomenologia não-intencional
Janilce Silva Praseres [UBI, PT]

16h30 17h00 COFFEE BREAK

17h00 18h00 CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Keynote Speaker
Jeffrey Andrew Barash
Moderador
Olivier Feron

18h00 SESSÃO DE ENCERRAMENTO
Olivier Feron, Com. Executiva do Colóquio / Rep. do Polo de Évora do Praxis
Urbano Sidoncha, Comissão Executiva do Colóquio

Inscrição

Valor de Inscrição
Inscrição Geral [ Participantes com comunicação / 1º autor ] — 50 euros
Estudantes [ 1º, 2º e 3º Ciclos ] — 25 euros

Isenções
Docentes, investigadores e alunos da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Évora.
Os participantes sem comunicação podem assistir gratuitamente ao Colóquio, mas devem ainda assim efetuar o seu registo / inscrição.
Poderá ser emitido um certificado de participação a quem estiver interessado, mediante o pagamento de uma taxa de 5 euros. O certificado deve ser solicitado previamente, por e-mail.

Instruções de Inscrição
Para participar neste Colóquio, deverá enviar a informação solicitada abaixo para o e-mail fenomenologiaecultura@gmail.com, acompanhada [ caso seja autor com comunicação aceite ] do comprovativo de pagamento da taxa correspondente e, nos casos em que se aplique, do comprovativo do estatuto de estudante.

Nome(s) do(s) Autor(es)
Profissão / Ocupação
Filiação / Instituição de pertença
Unidade de Investigação de pertença (se aplicável)
Curso (se aplicável)
NIF ou Nº de Passaporte (para emissão de recibo)
Morada / Endereço de contacto
E-mail de contacto
Título da comunicação aceite (se aplicável)

Notas
— Por razões administrativas, não é possível proceder a reembolsos em caso de desistência;
— A inscrição só é validada após o pagamento da correspondente taxa de inscrição e receção dos comprovativos referidos.
— Os casos assinalados de isenção não serão aplicáveis caso os interessados queiram ter acesso aos materiais a disponibilizar aos participantes com comunicação (pasta e respetivo conteúdo).

Informações Relevantes sobre a Inscrição
— Para que uma comunicação possa constar no programa do evento é necessário que pelo menos um dos seus autores esteja inscrito e tenha efetuado o respetivo pagamento. Não é necessário o pagamento de inscrição de todos os autores, mas apenas daqueles que efetivamente participarem no evento.
— Só serão emitidos certificados de participação aos participantes inscritos que estejam presentes no Colóquio.

Instruções de Pagamento
— O pagamento da inscrição pode ser feito de acordo com as seguintes indicações:

Transferência bancária
ENTIDADE: Universidade da Beira Interior
BANCO: Santander
AGÊNCIA: Santander / Universidade da Beira Interior — Avenida Marquês d’Ávila e Bolama, 6201-000 Covilhã, Portugal
NIB: 0018 0003 2322 0304 0208 9
IBAN: PT50 0018 0003 2322 0304 0208 9
SWIFT: TOTAPTPL

Contactos

Organização:
Urbano Sidoncha - Universidade da Beira Interior
Olivier Feron - Universidade de Évora

Contacto Geral: fenomenologiaecultura@gmail.com
Telefone: +351 275 319 700
Ext.: 3342

Localização

Universidade da Beira Interior
Auditório da Biblioteca Central Avenida Marquês d'Ávila e Bolama
6200-001 Covilhã, Portugal