MCCOLLUM, Monteith. 2010. A Different Path. [film still].

Programa

Monteith McCollum

< Bit.1 > 6 de março
14/17 horas, Anfiteatro da Parada

Monteith McCollum
O processo de criação audiovisual na formatação de novas narrativas

www.monteithmccollum.com

Maile Colbert

< Bit.2 > 21 de março
13/18 horas, Sala 2.05B

Maile Colbert
Workshop Criação de paisagens sonoras para documentário

www.mailecolbert.com

< Bit.3 > 4 de Abril
14/18 horas, Auditório da Biblioteca

Maribel

Maribel R. Fidalgo Universidade de Salamanca
Novas narrativas para contar a realidade. O caso dos Webdoc do Lab de RTVE

Bruno Carnide e Cátia Biscaia
Documentário "Manuel", projecto coffeemuseum.com

Bruno Carnide Catia Biscaia

Alunos de Mestrado em Design Multimédia e Cinema da UBI–FAL
Work in Progress, apresentação de projetos pelas equipas do Módulo de Documentário Interactivo

Rafael Linares

< Bit.4 > 13 de Abril
14h00, Auditório da biblioteca

Rafael Linares,
Universidad Rey Juan Carlos
El Nuevo entorno del documental: el documental transmedia. Caso de estudo: La Primavera Rosa

< Bit.1 >

Monteith McCollum
O processo de criação audiovisual na formatação de novas narrativas
www.monteithmccollum.com/

Esta master class explora uma diversidade de técnicas visuais e sonoras como demonstração da importância do processo criativo na formatação e no desenvolvimento de um conceito. Utilizando uma trilogia de pequenos filmes experimentais, e excertos de cinema documentário como exemplo, serão discutidas abordagens para a recolha de matéria audiovisual e o modo como esse processo pode levar à criação de novas formas de interpretação narrativa.

6 de março, 14/17 horas, Anfiteatro da Parada

< Bit.2 >

Maile Colbert
Workshop Criação de paisagens sonoras para documentário
www.mailecolbert.com

What comes together through sound is emergent and passing time — a sense of duration, the field of memory, a fullness of space that lies beyond touch and out of sight, hidden from vision (…) Through that strange anomaly of the senses, the way we perceive the world and the ways in which we represent those perceptions, we strain to hear what can never be there. David Toop, Sinister Resonance: The Mediumship of the Listener.

Esta workshop é uma imersão na produção crítica de som para documentaristas, artistas que trabalhem com som e investigadores. O som tem um relacionamento especial com a emoção, o instinto e a memória, tanto individual como coletivamente. Tocando numa área antiga do nosso cérebro, o som fornece informações imediatas dizendo-nos onde estamos, se é seguro, e como nos devemos sentir sobre isso. “Based on hearing,listening (from an anthropological point of view) is the very sense of space and of time" escreveu Roland Barthes no seu ensaio de 1985 "Ouvindo". Barthes acrescenta: "Noises have been the immediate raw materials of a divination, (cledonomancy): to listen is, in an institutional manner, to try to find out what is happening”

Inscrições na Workshop: lmfm@ubi.pt

Será uma workshop intensiva e imersiva de um dia orientada pela artista de som, designer e investigadora Maile Colbert - os seus participantes iram abordar o caminho da escuta, da gravação, do design de som para várias formas de projeto, cobrindo temas e técnicas de ouvir Deep Listening , soundwalks e som de gravação no campo, a relação entre a paisagem sonora e o design de som, e o que é carregado e criado no caminho da gravação e gravações, para esse design.
A workshop irá mergulhar os participantes no uso do som para entender e documentar o mundo através de exercícios de escuta crítica, demonstrações práticas, triagem e audição de trabalhos, leitura e discussão. Os alunos irão explorar o que é o som e o que ele faz, aprendendo a integrar criticamente gravação de som e pesquisas sólidas nas suas práticas. No decorrer da workshop, os alunos desenvolverão uma série de técnicas de design de som, com especial atenção para o tema da conferência, nomeadamente obras de não-ficção digitais e interativas em novos média.

21 de março, 13/18 horas, Sala 2.05B

< Bit.3 >

Maribel R. Fidalgo
Novas narrativas para contar a realidade. O caso dos Webdoc do Lab de RTVE
O documentário sofreu transformações notáveis ​​ em sua história derivadas de mudanças sociais, culturais, políticas e tecnológicas, mas também em grande parte das demandas de um público cada vez mais preparado. Possivelmente agora, como resultado da irrupção das tecnologias digitais, estamos testemunhando uma dessas grandes transformações que o gênero documental está passando. O potencial oferecido pela internet no momento da narração de histórias não passou despercebido para esse gênero, surgem os documentários Web emergentes ou documentários interativos e com eles novas formas de contar a realidade. O objetivo é abordar as principais inovações introduzidas por esses novos documentários interativos do ponto de vista narrativo, através do estudo de caso dos webdocs feitos pelo "Laboratório de Conteúdo Audiovisual da entidade pública Radio Televisión Española" (Lab RTVE).

Bruno Carnide e Cátia Biscaia
Documentário "Manuel", projecto coffeemuseum.com
O projecto surgiu por parte da empresa Gugga, responsável pelo museu online Coffeemuseum.com, para a criação da primeira exposiçãovirtual do mesmo. Foi escolhido o país de São Tomé e Príncipe, pois antes do 25 de Abril, e devido aos colonos portugueses, este era um dos maiores países do mundo de exportação de café. Após o 25 de Abril, e com a nacionalização das roças de café, a produção caiu e tornou-se quase inexistente. A nossa viagem teve por objectivo tentar captar essa realidade e como todas essas roças e pessoas que lá trabalhavam, estão hoje em dia. Desde captação fotográfica a pequenos artigos, o documentário «Manuel» acabou por se tornar na peça principal do museu, recebendo 3 prémios e tendo sido selecionado e exibido em mais de 20 festivais de cinema e outros tantos países pelo mundo. Também o museu digital recebeu uma medalha de prata no 6th Global Competition on Systematic Innovation.
Documentário "Manuel" disponível em: https://vimeo.com/123376265

Alunos de Mestrado em Design Multimédia e Cinema da UBI–FAL, Work in Progress
Apresentação de projetos pelas equipas do Módulo de Documentário Interactivo

4 de Abril, 14/18 horas, Auditório da Biblioteca

< Bit.4 >

>Rafael Linares Universidad Rey Juan Carlos
El Nuevo entorno del documental: el documental transmedia. Caso de estudo: La Primavera Rosa
La primavera rosa es una serie de activismo transmedia que trata la situación del colectivo LGTBI en distintos países del mundo. A lo largo de 5 años se ha rodado en Túnez, Rusia, Mexico, Brasil y España. Se han realizado dentro del universo propuesto 5 documentales, 3 documentarybooks, 1 pieza en VR y 1 libro divulgativo, además de presencia en redes sociales y asociaciones con terceros que han creado un ecosistema alrededor del colectivo LGTBI. En la presentación se profundizará en cada uno de los aspectos desarrollados y cómo se ha innovado en el proceso de producción.

laprimaverarosa

13 de Abril, 14h00, Auditório da biblioteca

Ficha técnica

Organização
Manuela Penafria
Luís Frias

Design
Sara Constante

Web Developer / Apoio Informático
Susana Costa

Apoio Administrativo
Mércia Pires

Apoio Logístico
LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades