Início Apresentação e Call Datas Importantes Programa Keynote Comissões Contactos ×

Colóquio Narrativa, Média e Cognição


Debater e aprofundar modos de pensar e de construir narrativas é o propósito primordial do colóquio, com especial enfoque na componente cognitiva implicada na construção e correspondente experiência dessas narrativas.

Apresentação e Call


Se a narrativa e a sua construção tem sido um tema que a última década dotou de particular visibilidade, o modo como essa construção se interliga com os media e a tecno-mediação, gerando uma cada vez maior hibridização de géneros e formatos, bem como inegáveis implicações cognitivas tanto na perspectiva da criação como da recepção, são motivos mais que suficientes para justificar a continuada pertinência deste colóquio. Este é o 4º encontro - depois de se ter iniciado na Universidade do Minho em 2014, passado pela Universidade Católica Portuguesa em 2015 e pela Universidade do Porto em 2016, este ano cabe à Universidade da Beira Interior a oportunidade de promover uma reflexão e discussão conjuntas em torno deste tema tão claramente multifacetado.

Entre os seus objectivos, estará também realçar a relação fenomenológica, perceptiva e emocional que, na contemporaneidade, tão claramente detectamos na estrutura narrativa dos conteúdos, respectiva formatação e transmissão mediática e mediada. Esta análise e questionamento tornam-se prementes num universo cuja progressiva predisposição para a introdução de mecanismos de gamificação, misturando e nivelando facto e ficção, não só modela a recepção, como promove uma potencial consciência distópica por parte de públicos e audiências em relação aos conteúdos veiculados, em detrimento da credibilidade e legitimidade que, no passado, foi condição desses formatos narrativos e dos meios a que estavam e estão associados.

Nesse sentido, a Organização convida à submissão de propostas de comunicação originais cujo enquadramento temático possa partir de perspectivas tão diversas como:
• Narrativa e Comunicação;
• Narrativa no cinema, videojogos, arte interativa, intermedia e transmedia;
• Estudos de narratologia (poéticas, correntes, estilos, géneros, modelos narratológicos);
• Elementos e mecanismos narratológicos (premissa, conflito, ações, personagens, relações entre personagens, tempo, espaço...);
• Novas poéticas e estruturas narrativas (modelos não-lineares e multilineares, hibridismo);
• Papel da narrativa na cognição e na organização do conhecimento;
• Narrativas históricas, sociais e políticas (análise dos mitos, métodos historiográficos, discursos da identidade coletiva e da alteridade, utopias e distopias sociais, etc.);
• Lugar da narrativa na estética e teoria da arte;
• Espaços diegéticos;
• Ontologia da narrativa;
• Papel do criador e do espectador/recetor/utilizador;
• Narrativa e emoção;
• Desenvolvimento da narrativa (criatividade e aplicação de modelos narratológicos);
• Outras que contribuam de forma clara e argumentada para a relevância e contexto do debate pretendido.


Submissão de Propostas / Envio do Artigo Completo (actualizado em 29 Novembro):

A submissão dos artigos científicos apresentados em comunicação no 4º Colóquio Narrativa, Média e Cognição, que se realizou na Universidade da Beira Interior no passado dia 4 de Outubro, deverá ser feita tendo em conta o seguinte enquadramento:

• Os artigos aprovados vão ser publicados num número especial da revista indexada, Estudos em Comunicação, editada pelo Labcom.IFP. Todos os artigos submetidos devem ser originais, não se encontrando em revisão ou publicação em qualquer outra revista.

• O processo de seleção será rigoroso e terá por base os critérios e a solidez que caraterizam esta revista, pelo que os artigos submetidos se devem pautar pela clareza, objetividade e suporte metodológico. Os artigos submetidos vão ser sujeitos a um processo de seleção que incluirá revisão por pares e revisão dos editores.

• A submissão deverá ser feita na plataforma da revista Estudos em Comunicação (http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/about/submissions#onlineSubmissions)

Instruções:
Os artigos a submeter deverão estar redigidos em português ou inglês. Devem incluir um resumo com no máximo 200 palavras e o artigo não deve exceder as 30 páginas. O autor deve utilizar a letra Tahoma, tamanho 11, com parágrafo a espaço e meio. Deve utilizar negrito e itálico em vez de sublinhado, salvo quando pretender indicar endereços URL. O autor deve garantir as permissões necessárias à reprodução de qualquer material passível de direitos de autor ou cuja utilização dependa de autorização prévia de terceiros O autor deve creditar e identificar os detentores de direitos de qualquer material utilizado no artigo.

Em caso de dúvida deve consultar as normas de redação e submissão em vigor na revista Estudos em Comunicação (http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/index).

Data limite:
Os artigos devem ser submetidos até 15 de dezembro de 2017

O artigo deverá conter (antes do título) a indicação Colóquio Narrativa, Média e Cognição e ser submetido através da plataforma da revista Estudos em Comunicação (http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/about/submissions)

Datas Importantes


Submissão de Propostas de Comunicação: até 31 de agosto 10 de Setembro
Notificação de aceitação: até 23 de setembro
Data limite para envio do artigo completo: 15 de Dezembro

Programa


09:00 Abertura

09:30 Sessão de Comunicações 1

  • NARRATIVE-VERSE: On Transmedia, Narrative And Digital Media Audiences
    Herlander Elias, Flávio Almeida
  • Funções narrativas da voz-off na curta-metragem de ficção
    Pedro Flores
  • Envolvimento do público jovem em atividades de leitura: uma abordagem de narrativa multilinear para a gamificação da leitura e aprendizagem informal com livros digitais educativos
    Juliana Monteiro, Miguel Carvalhais, Carla Morais

10:20 Sessão de Comunicações 2

  • The Role of the Settings in the Narrative Experience. Analyzing the Social Audience and TV-Induced Tourism Generated by Spanish TV Scripted Fiction
    Deborah Castro, Valentina Nisi
  • Da procura da presença à expressão num não-lugar: reiterações e enunciações na prática da preservação da arte da performance
    Hélia Marçal
  • Jogos Narrativos em Media Ergódicos
    Miguel Carvalhais, Pedro Cardoso

11:10 Pausa para Café

11:30 Sessão de Comunicações 3

  • Em busca da felicidade: uma narrativa
    Luís Mendes
  • O xadrez enquanto narrativa ficcional
    Diniz Cayolla Ribeiro
  • O ‘homem-quase-reconciliado’: uma análise antropológica sobre as publicidades da ‘Planta’ e da ‘Surf’
    Romara Chaves Soares

12:30 Almoço

14:00 Autor Convidado (keynote)

14:45 Workshop de guião hipermédia-narrativa não linear

  • Orientadores: Luís Frias e Francisco Merino

16:45 Perspectivas sobre o Futuro do Encontro

  • Oradores: Nelson Zagalo e Guilhermina Castro

17:30 Encerramento

Comissões


Comissão organizadora:
Francisco Merino (UBI - LabCom.IFP)
Luís Frias (UBI - CIC.Digital)
Nelson Zagalo (UA - CIC.Digital/DigiMedia)

Comissão científica:
André Barata (UBI - LabCom.IFP)
Bruno Mendes da Silva (UALG - CIAC)
Catarina G. Moura (UBI - LabCom.IFP)
Carlos Caires (UCP - CITAR)
Daniel Ribas (IPB / CITAR - UCP)
Fátima Chinita (IPL / ESTC)
Fernanda Bonacho (ESCS / IPL- ICML / UNL / FCSH - CIC.Digital)
Filipe Luz (ULHT)
Filipe Martins (UP-IF / ESMAD)
Francisco Merino (UBI - LabCom.IFP)
Guilhermina Castro (CITAR - UCP)
Herlander Elias (UBI - LabCom.IFP)
Jorge Leandro Rosa (UP - Instituto de Filosofia)
Jorge Louraço (ESMAE)
Jorge Palinhos (UM - CECS / ESAP - CEAA / UCP - CITAR)
José Bidarra, (UAb / CIAC)
Né Barros (UP - Instituto de Filosofia / balleteatro / ESAP)
Nelson Zagalo (UA - CIC.Digital/DigiMedia)
Patrícia Gouveia (UL - FBA)
Paulo Nuno Vicente (UNL / FCSH - iNOVA MediaLab)
Valentina Nisi (UM - M-ITI)

Contactos


Colóquio Narrativa, Média e Cognição
4 Out 2017
Auditório da Biblioteca
Universidade da Beira Interior
Covilhã Portugal

Organização:
narrativamediacognicao@labcom.ubi.pt

Submissão de Propostas / Envio do Artigo Completo:
call.narrativamediacognicao@labcom.ubi.pt

Secretariado:
Dra. Adelaide Reis
Departamento de Comunicação e Artes
dca@ubi.pt