Ao longo da história do cinema temos assistido a um complexo debate sobre a relação recíproca entre o cinema e as outras artes que se caracteriza, sobretudo, por um conjunto de esforços criativos e gestos experimentais de ambos os domínios, permeado por dialogismos que transitam entre a expressão das outras artes no cinema e a transmutação do cinema nas outras artes. Desde a defesa do valor estético da imagem em movimento até às formas mais híbridas construídas sob novos referenciais, o cinema está em constante relação de reciprocidade com as outras artes, quer seja por uma relação de tensão, de presença de uma na outra, ou em última instância, de diluição das fronteiras. Este campo investigativo encontra nas possibilidades operativas da intertextualidade e no regime dialógico da construção artística, processos metodológicos capazes de estruturar o discurso científico. O Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes terá a sua quarta edição nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2021, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.
Tito Cardoso e Cunha
Tito Cardoso e Cunha nasceu em Lisboa no ano de 1948. Licenciou-se em filosofia na Universidade de Lovaina onde também se veio a doutorar em filosofia contemporânea. Desempenhou funções docentes no Departamento de Filosofia, Faculdade de Letras, Universidadede Coimbra de 1975 a 1982; no Departamento de Ciências da Comunicação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa entre 1983 e 2005 e no Departamento de Comunicação e Artes, Faculdade de Comunicação e Artes, Universidade da Beira Interior, de 2006 a 2012. Tendo-se aposentado nesse ano. Ao longo da sua carreira publicou artigos e apresentou comunicações sobretudo nas áreas da antropologia filosófica e da retórica, tendo também estudado o uso dos argumentos na crítica de cinema. Publicou os seguintes livros:
Abílio Hernandez Cardoso
Professor Associado (aposentado) da Universidade de Coimbra.
Doutorado em Literatura Inglesa, com a dissertação De Ítaca a Dublin: Ulysses ou a
odisseia da palavra”. Licenciado em Filologia Germânica, com Faulkner e o negro.
Professor de Literatura Inglesa e de História e Estética do Cinema, criada por proposta
sua, que inaugurou a área de Estudos Fílmicos na Universidade, em 1986. Foi oferecida
como opção aos alunos de todas as licenciaturas da Universidade de Coimbra até 2011.
Integrou o Centro de Literatura Portuguesa (Universidade de Coimbra) e o Conselho
Científico do Centro de Estudos Ibéricos (Universidades de Coimbra e Salamanca).
Faz parte do Conselho Consultivo da AIM – Associação dos Investigadores da Imagem
em Movimento, e da Comissão Científica da Conferência Internacional Avanca Cinema.
Desempenhou, entre outras, as seguintes funções: Pró-Reitor da Cultura, Diretor do
Colégio das Artes, Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente, Diretor do Instituto de
Estudos Ingleses e Diretor da revista Senso.
Foi Presidente de Coimbra Capital Nacional da Cultura, Presidente da Associação
Portuguesa de Programadores Culturais, membro da Comissão Nacional para as
comemorações do Centenário do Cinema; membro dos júris dos Prémios: Universidade
de Coimbra; Eduardo Lourenço; e Prix de Thèse en Art, Esthétique, Littérature, de
l’Université Paris Science Lettres 2021.
Publicações mais recentes:
Luísa Pinto
Doutorada em Estudos Artísticos, Artes/Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra. Mestre em Teatro/Encenação, pela Escola Superior Artística do Porto - ESAP. Encenadora, professora de Teatro na ESAP desde 2013 e na UTAD desde 2018. Investigadora integrada no Centro de Estudos Arnaldo Araújo – ESAP. Fundadora e diretora artística da Companhia de Teatro Narrativensaio-AC. Enquanto encenadora levou à cena mais de trinta peças, entre elas, A Casa encantada, Trago-te na pele, A elegante melancolia do crepúsculo, A vida no campo, Eu nunca vi um helicóptero explodir, cujas criações cruzam o teatro e o cinema. Os seus espetáculos circulam por todo país, e no Brasil, onde leciona oficinas de teatro e dirige Masterclasses há treze anos a esta parte. Entre 2007 e 2015 foi Diretora Artística do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. Desde 2006 investiga e realiza projetos de Teatro em Contexto Prisional, todos com apresentações públicas fora dos muros da prisão com elencos constituídos por atores profissionais e reclusos/as. Foi autora e apresentadora de programas culturais para a RTP. Foi corealizadora do documentário Rompendo os Muros da Prisão e corealizadora da Longa metragem O Filho Pródigo.
A organização O Cinema e as Outras Artes convida toda a comunidade científica, a submeter propostas originais que se enquadrem na dinâmica do evento, até dia 15 de Novembro de 2021.
Resumos:
Os resumos devem ser enviados em formato Word document para o email c_@labcom.ubi.pt, incluindo a seguinte informação:
Artigos finais:
Idiomas de trabalho:
Calendário
A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 60 (sessenta) euros para todos os participantes com propostas aceites.
A taxa de inscrição reverterá, na totalidade, para a edição e revisão dos nossos volumes de Cinema e Outras Artes.
Para formalização da inscrição é necessário enviar um email para c_@labcom.ubi.pt com a seguinte informação:
Dados para transferência bancária:
Nota: O evento é aberto a toda a comunidade científica interna ou externa à Universidade da Beira Interior. Todos aqueles que pretendam assistir ao mesmo poderão fazê-lo gratuitamente e sem qualquer tipo de inscrição prévia.
Geral:
c_@labcom.ubi.pt
Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal
Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201
De transportes públicos:
De carro:
Alojamento: