Apresentação

A reflexão dos cineastas, quer da sua própria obra quer do cinema, tem acompanhado a história da arte cinematográfica. Nesse sentido, propomos que o presente livro destaque esses contributos e que os mesmos sejam estudados no sentido de entrarem em diálogo com temáticas centrais desenvolvidas no âmbito da teoria do cinema.
Para tal, propomos alargar o conceito de cineasta para abranger não apenas o diretor/realizador, mas todos os envolvidos na criação cinematográfica que tenham apresentado reflexões originais e estimulantes a respeito do cinema.
Propomos, também, que a bibliografia de apoio apresente um equilíbrio entre os estudos de cariz científico e as entrevistas, depoimentos ou textos escritos pelos próprios cineastas. De igual modo, o estudo da filmografia de cada cineasta deverá ser parte integrante do material de apoio para uma revisitação das problemáticas da teoria do cinema a partir dos cineastas.

Presentation

Filmmaker’s reflection about their own artworks or about cinema has been constant in the history of the cinematographic art. This book seeks to highlight those reflections bringing them to the center of cinema’s theory, that is, filmmaker’s though should be put in dialogue with concepts and themes central to cinema theory. Summing up we intend to rethink cinema theories.
We propose to extend the concept of the “filmmaker” to cover not only the director, but everyone involved in the filmmaking process with original and stimulating reflections on cinema.
Furthermore, we expect book chapters to find a balance between bibliographic references from scientific scopus and interviews, statements or any written text by the filmmakers. Likewise, filmography is expected to bring a fundamental support to chapter's arguments.

Sugestão de temáticas:

  1. Cinema e outras artes
  2. Narrativa cinematográfica
  3. Cinema, realidade e verdade
  4. Conceitos para a relação imagem-som
  5. Movimentos e escolas cinematográficos
  6. Géneros cinematográficos
  7. Tipologias de montagem
  8. A figura do espectador
  9. Teoria de autor
  10. Concepções sobre a tecnologia
  11. Conceitos para a direção de atores/atrizes
  12. Cinema e ideologia
  13. Adaptação cinematográfica
  14. Produção e exibição cinematográficas
  15. Prestígio artístico no cinema

Para maior esclarecimento sobre a abordagem da teoria dos cineastas, estão disponíveis dois livros: “Teoria dos cineastas, Vol. 1 - Ver, ouvir e ler os cineastas” (www.labcom-ifp.ubi.pt/book/284) e “Teoria dos cineastas, Vol.2 - Propostas para a teoria do cinema” (www.labcom-ifp.ubi.pt/book/288).
Há, também, o artigo: “Teoria dos cineastas – uma abordagem para a teoria do cinema”, de André Rui Graça, Eduardo Baggio, Manuela Penafria, publicado na Revista Científica da FAP, vol. 12, de 2015 (Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema).

Suggested Themes:

  1. Cinema and other arts
  2. Cinematic narrative
  3. Film, reality and truth
  4. Concepts concerning the relation between image and sound
  5. Movements or cinematic schools
  6. Film genres
  7. Types of editing
  8. The figure of the spectator
  9. Auteur theory
  10. Ideas on technology
  11. Concepts regarding artistic direction
  12. Film and ideology
  13. Film adaptations
  14. Production and exhibition
  15. Artistic prestige

Two books are already available that help understand the filmmaker’s theory approach and serve as reference: “Teoria dos cineastas, Vol. 1 - Ver, ouvir e ler os cineastas” (www.labcom-ifp.ubi.pt/book/284) and “Teoria dos cineastas, Vol.2 - Propostas para a teoria do cinema” (www.labcom-ifp.ubi.pt/book/288).
There is also the paper: “Teoria dos cineastas – uma abordagem para a teoria do cinema”, by André Rui Graça, Eduardo Baggio, Manuela Penafria, published in Revista Científica da FAP, vol. 12, 2015 (Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema).

Edições anteriores / Previous editions

Editores

Editors

Manuela Penafria

Manuela Penafria

Eduardo Tulio Baggio

Eduardo Tulio Baggio

André Rui Graça

André Rui Graça

Denize Araújo

Denize Araújo


Parceiros do LabCom.IFP:

  • Grupo de Trabalho “Teoria dos cineastas” da AIM-Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (www.aim.org.pt)
  • Grupo de Pesquisa em Comunicação, Imagem e Contemporaneidade, da Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UTP - Universidade Tuiuti do Paraná (www.gpcic.net)
  • Grupo de Pesquisa Cinecriare da Unespar - Universidade Estadual do Paraná (www.cinecriare.com)

Partners of LabCom.IFP:

  • “Filmmaker’s theory” task group from AIM (Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento) [Moving Image Researchers Association]
  • Communication, Image, and Contemporaneity research group from the post-graduation in Communication and Languages from the Tuiuti University of Paraná (www.gpcic.net)
  • Cinecriare research group from Paraná State University. (www.cinecriare.com)

Prazo

Até 15 de agosto de 2017
O ficheiro deve indicar a temática e o nome do autor; por exemplo: cinema_e_ideologia_nome_do_autor.doc

Formulário de Submissão

Deadline

Until august 15th 2017
The file should indicate the chapter and name of the author, eg: ideology_name_of_the_author

Submission form

Normas

Pretendemos artigos com cerca de 15 páginas e seguir as normas APA.
Normas

Publishing norms

Articles should have around 15 pages and follow APA Norms
Norms

Editora

A edição está prevista para dezembro de 2017, pela Editora LabCom.IFP (www.labcom-ifp.ubi.pt/page/books/)

Publisher

The book will be published by LabCom.IFP Books by december 2017 (www.labcom-ifp.ubi.pt/page/books/)