Programa Comunicações Oradores Contacto EN ×

FrameTrail: Criação, Anotação e Recombinação de Video Interativo - Joscha Jaeger, investigação e desenvolvimento

Frame Trail

by Joscha Jaeger

Abril 5, 6 e 7, 2017

Os conteúdos de vídeo têm um papel cada vez mais importante nos web-documentários, a sua presença enquanto formato está ainda presa a áreas fixas de páginas de texto com interação por scroll. Se quisermos que o vídeo seja um "cidadão de primeira" na web precisamos de criar uma rutura, permitir a sua reconfiguração dinâmica e ligar os seus pontos de contacto aos outros conteúdos web. Só assim será possível um formato de documentário nativo da web. Precisamos de pensar o filme como independente do género, uma arquitetura de informação não linear, tendo o tempo como a sua instância de controlo e as ligações espaço-temporais como navegação primária.

No seguimento do pensamento de Ted Nelson sobre a literatura como um "sistema de escritas interligadas" (paradigma literário), prestar-se-á especial atenção à história da hiperligação de forma a poder redefinir a sua função dentro de um ambiente de base temporal. A aplicação sistemática de funcionalidades inter-textuais no hipertexto será a base para a exploração de conceitos interativos para o filme, interfaces e implementações (nomeadamente hipervídeo). Com inspiração nas recentes abordagens em "object-based media", abordar-se-á a tecnologia para vídeo web como um meio de criar imagens em movimento nativas da web, permanentemente abertas, remisturáveis e editadas de forma dinâmica.

Objetivo
Com base numa análise profunda de conceitos hipermédia os participantes aprenderão a conceber (design) ambientes permanentes de filme aberto, com tecnologia web estado da arte, usando o ambiente FrameTrail Open Hypervideo (conhecimento de programação será útil mas não um requisito).

Resultados
Os participantes serão preparados para configurar, usar e estender o FrameTrail de forma a conseguirem criar e implementar o design dos seus próprios formatos de documentário.

Horário

Dia 1 (16:00-19:00h, 3 horas):
- Apresentação e introdução dos participantes
- Introdução Geral ao FrameTrail e ao conceito de Hipervídeo Aberto
- Introdução Técnica (instalação passo-a-passo e setup individual de projetos)

Dia 2 (9:00-12:00h & 13:00-18:00h, 8 horas):
- Casos de Estudo do FrameTrail, Conceitos e Melhores Práticas
- Sessão de Brainstorming e Formação de Equipas
- FrameTrail Hackathon Dia 1

Dia 3 (13:00-17:00h, 4 horas):
- FrameTrail Hackathon Dia 2
- Apresentações de Equipa
- Feedback & Conclusão

Leituras Recomendadas
T.H. Nelson (1993). Literary Machines. Sausalito, CA: Mindful Press, Edition 93.1. N. Shawney, D. Balcom, & I. Smith (1996). “HyperCafe: Narrative and Aesthetic Properties of Hypervideo”. In Proceedings of the Seventh ACM Conference on Hypertext. New York: ACM. 1-10. M. Brooks (2015): “Future Content Experiences: The First Steps For Object-Based Broadcasting”

Inscrição

Limite de inscrições: 30 participantes