Capa: Cristina Marques Gomes (2013) Comunicação Científica: Alicerces, Transformações e Tendências. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Comunicação Científica: Alicerces, Transformações e Tendências

by Cristina Marques Gomes

Coleção: Livros LabCom
Série: Pesquisas em Comunicação
Ano da edição: 2013
ISBN: 978-989-654-117-0


Download PDF - 3996 KB


Sinopse

O presente livro nasce do referencial teórico da pesquisa “Comunicação Científica: Cartografia e Desdobramentos” financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT) (Bolsa de Investigação no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional - QREN - Programa Operacional Potencial Humano - POPH - Formação Avançada, comparticipado por fundos nacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - MCTES - e pelo Fundo Social Europeu) - e pelo Programa Erasmus Mundus External Cooperation Window - Projecto ISAC - Improving Skills Across Continents coordenado pela Universidade de Coimbra. Busca apresentar ao leitor um panorama geral dos principais alicerces, transformações e tendências da comunicação científica revelando, concomitantemente, o que existe de mais importante na literatura internacional sobre o tema. É indicado ao sujeito curioso e aos pesquisadores de qualquer área servindo de texto-base - e de uma espécie de “guia” com apontamentos diversos nas inúmeras notas de rodapé presentes na obra - para os especialistas que, a partir daqui, poderão aprofundar diversos assuntos. Justifica-se, também, nessa linha e no sentido contemporâneo da CC, a deliberação por uma publicação de caráter aberto - formato de ebook - por uma Editora especializada em Comunicação (Livros LabCom) associada ao Laboratório de Comunicação On-line (www.labcom.ubi.pt) do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior em Portugal.

Índice

Nota de Abertura  1

Capítulo 1 - Alicerces: Comunicação Científica Revisitada 7

Capítulo 2 - Transformações, Desestabilizações e Crises 65

Capítulo 3 - Novos Elementos Constituintes e Tendências da Comunicação Científica 135

Considerações Finais  187

Referências  197

Apêndice  235

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior