Capa: Francisco Paiva, Catarina Moura (Orgs.) (2014) DESIGNA 2013 - Interface. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
DESIGNA 2013 - Interface

by Francisco Paiva, Catarina Moura (Orgs.)

Coleção: Ars
Ano da edição: 2014
ISBN: 978-989-654-141-5
Preço da edição impressa: € 24   Encomendar


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Sinopse

INTERFACE (s.f.) pressupõe, desde logo, um processo de interacção. É um conceito de conexão vulgarmente empregue na informática, electrónica, artes e comunicação, progressivamente em sentido mais virtual que material. Fenómeno óptico e háptico, eminentemente sinestésico, a interface expande a experiência
e aumenta o sentido do real. Impõe-se culturalmente pelas múltiplas ligações e mediações tecnológicas e meta-tecnológicas que opera, conjugando opostos: o transparente e o opaco, o super cial e o profundo, o linear e o complexo.

As interfaces mais comuns baseiam-se em elementos visuais que executam comandos num dado sistema, software, rede ou dispositivo. Dependem do utilizador e transferem informação entre diversos domínios numa dada plataforma, xa ou móvel. O design de interfaces trata precisamente do desenvolvimento

de métodos, sistemas e objectos vocacionados para a conexão e a comunicação de seres humanos entre si, com e através das máquinas, em regra recorrendo a dispositivos visuais (GUI - Graphic User Interface) que articulam as componentes estéticas, funcionais e tecnológicas. A investigação neste domínio tem progredido muito, encontrando-se referências a interfaces em sentido gurado, literal ou analógico.

Sendo o design de interfaces uma actividade enquadrada por diversas normativas e convenções, convoca igualmente o conhecimento das condições culturais e a formação dos utilizadores potenciais. Qualquer interface possui a sua dinâmica própria, no modo como estabelece e opera a transição ou a comutação entre necessidades e meios, podendo ser avaliado pela sua e cácia e e ciência, tanto

na perspectiva de quem as comanda como de quem as utiliza. Os parâmetros relevantes para essa avaliação passam necessariamente pela claridade e consistência da informação e das instruções. A preocupação com os aspectos funcionais e estéticos dos diversos dispositivos (devices) evoluiu para preocupações mais intangíveis que embora progressivamente conotadas com os ecrãs, são extensíveis aos âmbitos do design de comunicação e de produto e às diversas especialidades que neles colaboram ou intervêm com as suas competências especí cas.

A ideia de interface, enquanto potencial de mediação é, pois, próxima da de infra- estrutura, de rede (network) e sobretudo da capacidade de relacionar, transferir ou condicionar informação ou energia, de interagir com outros sistemas ou objectos. Na era da cibernética e da electrónica, em que se ensaiam novos modelos de “presença”, as interfaces catalisam as relações entre mundos que alteram o real e nos transformam enquanto pessoas. A generalidade das actividades humanas são hoje quase interdependentes e impensáveis sem tais dispositivos hipertextuais ou hipervisuais, simultaneamente acumuladores, distribuidores e geradores de sentido e de capacidades individuais e colectivas.

Interface é, pois, um conceito polissémico capaz de reposicionar a fronteira entre
a natureza e o artifício, de fazer colapsar o paradigma mecânico por uma espacio- temporalidade difusa. Ao adoptar a ideia de interface como tema da sua terceira edição, a DESIGNA 2013 convoca uma plêiade de contributos provenientes das artes, do design, da arquitectura e das artes plásticas, dando-lhes a possibilidade de se intersectarem com outros domínios pro ssionais, cientí cos e tecnológicos.

Mantendo a sua lógica matricial, a DESIGNA propõe-se debater esta temática a partir de seis painéis: Comunicação, Multimédia, Produto, Moda, Teoria e Ensino, convidando ao envio de propostas originais, a integrar no programa nal sob forma de comunicação ou projecto. 



Índice

19

INTERFACE

Francisco Paiva, Catarina Moura

 

25

NÓS E ELES 

Jorge Silva

 

27

O LIVRO NO MUNDO DIGITAL

Marta Borges

 

35

TENDÊNCIAS DO DESIGN DE INTERAÇÃO

Herlander Elias

 

 

 

COMUNICAÇÃO COMMUNICATION

 

55

MORO AQUI AO LADO: PROJETO DE INTERFACE PARTICIPATIVA ENTRE A FOTOGRAFIA E O DESIGN

Maria Inês Amaral Maniés Lourenço

 

67

APLICAÇÃO DO PROCESSO DE META- DESIGN AO LOGÓTIPO DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA DOP

Tiago Carrola, Denis Coelho

 

73

O USO DE ELEMENTOS FRACTAIS NA COMUNICAÇÃO GRÁFICA: MAIOR EFICÁCIA?

Stefan Rosendahl, André Correia, Joana Baptista

 

81

A IMPORTÂNCIA DA COR: A COR NO DESENHO DE PROJECTO DE ARQUITECTURA

Natacha Moutinho, Maria Durão

 

83

THE DISCOURSES OF ALTERITY EMERGING FROM THE COLLABORATIVE CREATION OF THE SIMULATED ENVIRONMENT FOR THEATRE

Sandra Gabriele, Stan Ruecker, Jennifer Roberts- -Smith, Teresa Dobson, Stéfan Sinclair, Omar Rodriguez, Shawnathan DeSouza-Coelho

 

87

INTERFACE DESIGN ON MOBILE PHONES: THE DELIMITATION OF THE PUBIC & PRIVATE SPHERES

Ana Serrano Tellería

 

109

A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS IMAGENS DOS INTERFACES

Lino Fernandes

 

111

O CONTRIBUTO DOS NOVOS MEDIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA LIBERDADE DE ESCOLHA INFORMADA NA SAÚDE: O CASO SAFIRA ÍRIS

Nuno Duarte Martins, Heitor Alvelos, Rita Espanha, Daniel Brandão

 

117

MUSEU DO RESGATE: PLATAFORMA PARA A AGREGAÇÃO E OBSERVAÇÃO DE VALOR PATRIMONIAL DE VÍDEOS AMADORES DO QUOTIDIANO

Daniel Brandão, Heitor Alvelos, Nuno Duarte Martins

 

 

 

MULTIMEDIA

 

125

CÓDIGO PARA CRIATIVOS

João Dessain Saraiva

 

131

VISUAL ARCHIVES: NEW INFOGRAPHIC INTERFACES

Marta Fernandes, Bruno Giesteira, Alexandra Ai Quintas

 

143

CARACTERÍSTICAS PROJETUAIS DO M-COMMERCE: UM ESTUDO DE CASO SOB A ÓTICA DO DESIGN DE INTERAÇÃO

Filipe Maciel Gonçalves, Tobias Mulling

 

153

O OBJECTO IMPRESSO ENQUANTO INTERFACE NÃO DIGITAL

Marco Neves

 

163

A INTERFACE NA PERCEPÇÃO DE CONFIANÇA E CREDIBILIDADE NA E-HEALTH

Andreia Pinto de Sousa, Ana Margarida Pisco Almeida

 

169

STORIES OF CHAIRS: O DESIGN E OS MEDIA DIGITAIS PARTICIPATIVOS COMO INTERFACE DA CULTURA LOCAL A UMA ESTÓRIA GLOBAL

Jorge Brandão Pereira, Heitor Alvelos

 

173

BIOFEEDBACK INTERACTION DESIGN FOR DIGITAL STORYTELLING: AN INTERACTION DESIGN FRAMEWORK FOR ANALYSES OF HYPER-FILM NARRATIVE CONTENT USING AFFECTIVE PHYSIOLOGICAL DATA

Luís Frias

 

177

VERSIONING CLASSIC RETRO VIDEO GAMES (A CASE STUDY)

Pedro Cardoso, Miguel Carvalhais

 

 

 

PRODUTO PRODUCT

 

185

EQUIPAMENTO URBANO: INTERFACE NA CIDADE DE TODOS PARA TODOS

Joana M. Magalhães Francisco, Rute Gomes

 

191

DESIGN AS MEDIATION 

Heath Reed, Andrew Stanton, Simona Francess

 

209

ESTUDO DOS ARTEFACTOS ANÓNIMOS PORTUGUESES: COMO PODEM INFLUENCIAR O DESIGN CONTEMPORÂNEO?

Ana Afonso, Rui Roda

 

213

FIBRAS SUSTENTÁVEIS UTILIZADAS NA FABRICAÇÃO DE VESTUÁRIO

Regina Sanches, Maria Silvia Held, João Paulo Marcicano

 

215

MOBILIÁRIO DOMÉSTICO: HABITAÇÃO COMO INTERFACE PARA UMA FAMÍLIA EM CONSTANTE MUDANÇA

Rute Gomes, Joana M. Magalhães Francisco

 

221

ECODESIGN E USABILIDADE NO REDESIGN DE PRODUTOS DE USO QUOTIDIANO

Ana Sousa, Paulo Simões, Álvaro Sampaio

 

229

DESIGN E MEDIAÇÃO CULTURAL

Vânia Polly, Lívia Tatiana Oliveira

 

 

 

MODA FASHION

 

235

ETIQUETAS TÊXTEIS COM A INTEGRAÇÃO DE SÍMBOLOS PARA INTERPRETAÇÃO DE CORES EM PADRÕES PELOS DALTÓNICOS

Filipa Craveiro, José Lucas

 

243

CONTRIBUTION OF DESIGN TO THE DEVELOPMENT OF ALTERNATIVE MEDICAL CLOTHING

Lucas Bernardes Naves, Nuno Belino, Maria José Geraldes, Roshan Paul, Marolda Brouta Agnésa

 

277

FASHION AS COMMUNICATION AND INFORMATION METHOD: ANALYTICAL AND APPLIED STUDY OF EGYPTIAN FASHION IN LIGHT OF RECENT POLITICAL CHANGES

Rehab Hassaan

 

291

TÊXTEIS CONDUTORES: INTERFACE EMERGENTE ENTRE O INDIVÍDUO E O AMBIENTE

Catarina Lopes, Caroline Loss, Rita Salvado, Pedro Pinho, Ricardo Gonçalves, Fernando Velez, Jorge Tavares, Henrique Saraiva, Norberto Barroca

 

299

MODA E ARQUITETURA: O QUE ME TOCA COVILHÃ

Solange Fernandes, José Lucas

 

301

VESTUÁRIO A PARTIR DO DESIGN INCLUSIVO: INTERFACE ENTRE O SUJEITO COM DEFICIÊNCIA E A INCLUSÃO SOCIAL

Bruna Brogin, Vilson João Batista, Eugenio Andrés Díaz Merino, Luiz Salomão Ribas Gomez

 

307

A INTERFACE COMO MEIO DE ‘TORNAR COMUM’ 

João Barata, Rui Miguel

 

313

MANIPULAÇÃO DE SUPERFÍCIES TÊXTEIS: INTERFERÊNCIAS NA ESTRUTURA TÊXTIL DO BUREL, MODIFICANDO TRIDIMENSIONALMENTE A SUA SUPERFÍCIE

Ana Luiza Olivete, Rita Salvado, Maria Silvia Barros de Held, Regina Aparecida Sanches

 

317

A PELE: UMA INTERFACE NATURAL

Brígida Ribeiros

 

325

A STUDY FOR A FUTURE DEVELOPMENT OF GARMENTS WITH EMBEDDED TEXTILE SENSORS WHOSE FUNCTION IS TO PREVENT BAD BACK POSTURE

Priscila Borges Franco, Rita Salvado, Pedro Araujo

 

327

TECNOLOGIA,DESIGN E SUSTENTABILIDADE APLICADO A ACESSÓRIOS DE MODA

Ana Margarida Fernandes

 

329

A ARTE, O DESIGN, A MODA, A CRIAÇÃO E O CONSUMO NA PÓS-MODERNIDADE Sílvia Barros de Held,

Regina Aparecida Sanches, João Paulo Marcicano

 

 

 

TEORIA THEORY

 

333

VIVER ATRAVÉS DA LENTE: UM NOVO INTERFACE SOCIAL OU A FORMA CONTEMPORÂNEA EXPERIENCIAR O REAL? 

David Santos

 

343

ECRÃ / MUNDO OU INTER / FACE: DA IMAGEM-MAPA À IMAGEM-LÍBIDO

Luis Miguel Nunes da Silva Loureiro

 

351

STAR SYSTEM Y MUJER: ANÁLISIS DE LAS REPRESENTACIONES DE LO FEMENINO EN COLOMBIA A PARTIR DE LAS IMÁGENES QUE CIRCULARON EN REVISTAS (1930-1940)

Claudia Angélica Reyes Sarmiento

 

353

THE SHAPE OF LIVE THAT NEVER CAME: A SPECULATIVE APPROACH TO THE FUTURE OF LIVE MUSICAL PERFORMANCE

Pedro J S V Oliveira

 

361

A PROTECTED LIFE: SPECULATIONS ON OBJECT-MEDIATED RELATIONSHIPS

Luiza Prado

 

369

ANÁLISE DA MANUFACTURA DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA DOP SOB A PERSPECTIVA DO DESIGN SISTÉMICO

Tiago Carrola, Denis Coelho,

Ana F. Covuvinhas

 

375

O EFEITO DA DINÂMICA DE GRUPO NA CRIATIVIDADE DOS DESIGNERS (1.a PARTE): APRESENTAÇÃO DO ESTUDO EXPERIMENTAL E ANÁLISE DA NOVIDADE

Maria de Fátima Lanhoso Vieira, Denis Coelho

 

387

O EFEITO DA DINÂMICA DE GRUPO NA CRIATIVIDADE DOS DESIGNERS (2.a PARTE): ANÁLISE DA VARIEDADE E CONCLUSÃO

Maria de Fátima Lanhoso Vieira, Denis Coelho

 

399

PROPÓSITO EXPERIMENTAL. EL INTERFAZ ESPACIAL DE JORGE OTEIZA

Jorge Ramos Jular

 

407

INTERFACE MODA E ARTE NO DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COLECÇÕES

Alexandra Cruchinho

 

417

NARRATIVE WAYS OF DESIGNING

José Manalvo

 

427

CULTURA MATERIAL E MEMÓRIA NO DESIGN E PRODUÇÃO ARTESANAL

Andreia Costa, Marcelina das Graças de Almeida, Adriana Dornas

 

433

ENTREFACE, UMA OUTRA ABORDAGEM AO DESIGN. OU, DE COMO SE APROPRIA O CONCEITO DE DESIGN COMO INTERFACE DE GUI BONSIEPE PARA DISCUTIR A MEDIAÇÃO PELO DESIGN A PARTIR DE VILÉM FLUSSER

Sara Velez Estêvão

 

435

NO CONTEXTO DO QUE CHAMAMOS A HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Telma Alexandra Morgado Rebelo

 

441

A GALÁXIA HOLOGRÁFICA: O INTERFACE NA FICÇÃO CIENTÍFICA ACTUAL

Luís Nogueira

 

443

PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO, APPROPRIATE TECHNOLOGY, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ENTROSAMENTO CULTURAL

Júlio Londrim

 

 

 

ENSINO EDUCATION

 

453

DESIGN EDITORIAL: LAYOUT DO MANUAL ESCOLAR EM PORTUGAL TRANSFORMAÇÕES GRÁFICAS NOS MANUAIS DE PORTUGUÊS E INGLÊS ENTRE 1980 E 2014

Inês Redondo

 

469

BASIC DRAWING APPRENTICESHIP THROUGH A VOCATION FRIENDLY METHODOLOGY

Natacha Moutinho, Miguel Bandeira Duarte

 

479

GRAPHIC DESIGN WORKBOOK: ACTIVITY-BASED ONLINE SELF-EXPLORATORY TOOL

Tina Sleiman, Yunsun Chung-Shin

 

489

DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR: A NOVA CONTEXTUALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO NA ÁREA DO DESIGN

Maria Guerreiro

 

495

PALOPAS-UMA INVESTIGAÇÃO EM DESIGN NO DESENVOLVIMENTO NUM PROJECTO LÚDICO-CULTURAL

Orlanda Maria Vieira de Almeida Matos, Ana Curralo

 

501

NÃO VER PARA CRER: PROJETO ACADÉMICO DE DESIGN DE PRODUTOS

João Martins, Luis Mota

 

511

CURRICULAR LEARNING CURVES: GRAPHIC DESIGN AND INTERACTIVITY

David Gelb

 

519

FUTURE DESIGNERS: EXPLORING THE INTERFACE OF A CRITICAL DESIGN PEDAGOGY

Aidan Rowe

 

 

 

POSTERS

 

533

MODA ENQUANTO INTERFACE SOCIAL

Ana Amaro

 

539

PUBLICIDAD TURÍSTICA. USO DE LA ARGUMENTACIÓN Y LA IMAGEN PARA ATRAER VISITANTES AL DESTINO HUELVA

Cinta Ma Cano-Figueroa

 

541

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO SISTEMÁTICO DE FERRAMENTA DE CORTE MANUAL DE APARAS NA PRODUÇÃO DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA DOP

Tiago E. P. Carrola, Denis A. Coelho

 

543

A BELEZA FEMININA E HOLLYWOOD: A INFLUÊNCIA DO CINEMA NO SÉCULO XX

Luciana Iwamoto, Laura Mello de Mattos Anacleto, Natália Castelli Bulzoni, Maria Sílvia Barros de Held

 

545

MODA CARIOCA: HISTÓRIA DE PRODUTORES DE MODA COMO SUBSÍDIO PARA A IDENTIDADE DE PRODUTO

Vânia Polly

 

 

 

PROJECTOS PROJECTS

 

549

MUSH_ERYNGII_OAK_08

Raul Pinto, Miguel Carvalhais,Paul Atkinson

 

551

PRIMARY INTERACTIONS IN RELATION BETWEEN MAN AND MACHINE – SOUND AND COLOR APPLIED TO A AGV FOR AN HOSPITAL ENVIRONMENT

André Faustino, João Miranda

 

555

PARAÍSO: UM LUGAR UTÓPICO OU NÃO

Gabriela Jobim

 

557

FEIXES DE ILUSÃO

Lila Maciel e Maiara O. Santos

 

559

MHEALTH & SPORTS INNOVATION

Micael Costa, Horácio Rodrigues Samuel Alves, Simão Mota

 

563

REVISTA I.E. – ISTO É

Ana Salomé Lourenço, Cláudia Medeiros, Diogo Silva Fernanda Cavalheiro, Miguel Sanches Ricardo Tavares

 

565

INTERFACE: CRIATIVIDADE NOS DESIGNERS DE MODA

Raquel Cruz 

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior