Capa: Francisco Paiva, Catarina Moura (Orgs.) (2015) DESIGNA  2014  - Desejo. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
DESIGNA 2014 - Desejo

by Francisco Paiva, Catarina Moura (Orgs.)

Coleção: Ars
Ano da edição: 2015
ISBN: 978-989-654-183-5
Preço da edição impressa: € 22   Encomendar


Download PDF - 23021 KB


Sinopse

O tema inspirador da 4ª edição da DESIGNA consiste na relação do Design com o Desejo. 


A questão do Desejo surge nas políticas públicas dedicadas às artes e à indústria de forma explícita na sequência da necessidade de reagir à concorrência de produtos estrangeiros mais apetecíveis aos consumidores. A diversidade da oferta de distintos produtos para a mesma função acrescenta à qualidade intrínseca dos objectos a necessidade de distinção e de persuasão em parâmetros como sentido de pertença, poder de compra, grupo social, género e expectativa simbólica. A sujeição ao Desejo é uma tendência pragmática e inexorável das dinâmicas capitalistas, em que se disputa a margem da liberdade de escolha e a expressão da individualidade. Sob a óptica do Desejo, o Design vincula-se à comunicação e mediação, numa espécie de metafísica do concreto em que a capacidade de criar, promover, consumir e usar bens e serviços tende a recentrar a experiência estética. 

O apelo à imaginação, quando não ao prazer, perpassa todos os domínios do Design. Paradoxalmente, tais apelos almejam uma posição de lealdade e de vinculação, a que nem as plataformas electrónicas e os novos meios escapam. O Desejo e a imaginação funcionam como processos elaborados de predicação que revelam o substracto cultural, a partir de um sem-número de narrativas e de ficções, fontes de aprendizagem e de partilha de conhecimento.  
 
Tal cosmogonia, associada a um certo epicurismo da vida contemporânea, é passível de questionar as humanidades, mas também as vertentes mais tecnológicas do Design, trazendo pontos de vista cruzados sobre a prática e a teoria do Design, mas também sobre a moral cívica e as políticas do corpo.  
 


Índice

13
DESEJO
Francisco Paiva, Catarina Moura 

15
DESIRE
Francisco Paiva, Catarina Moura 

17
THE FISH ROTS FROM THE HEAD DOWN
Paschalis Paschalis 

23
OS DESEJOS DA PUBLICIDADE
Sandra Balonas

25
TEU CORPO VISUAL MEU DESEJO CARNAL – A VISUALIZAÇÃO DA FIGURA HUMANA E SUA ARTICULAÇÃO GRÁFICA NO OBJECTO DE DESIGN EDITORIAL PARTINDO DE KAREL TEIGE
Jorge dos Reis

37
CORQUE DESIGN: DESIGNING LIVING OBJECTS
Ana Cristina C. M. Mestre

57
PROMOÇÃO DE DESEJO EM EDITORIAIS DE MODA
Alexandra Cruchinho

59
AS MÁQUINAS DOS DESEJOS 
Ana Leonor M. M. Rodrigues

COMUNICAÇÃO COMMUNICATION

65
NÃO SE DESEJA AQUILO QUE NÃO SE CONHECE
Ana Lopes Gaspar

71
O DESIGN DE ÍCONES NO QUADRO DAS ESPECIFICIDADES DO INDIVÍDUO SÉNIOR: ATENUAR OS EFEITOS NEFASTOS DO ENVELHECIMENTO NA DESCODIFICAÇÃO DOS SEUS SIGNIFICADOS.
Leonardo Pereira, Daniel Brandão, Nuno Duarte Martins

85
“LONGE DA VISTA, LONGE DO CORAÇÃO”. O DESIGN COMO “ÂNCORA” VISUAL E ELEMENTO AGREGADOR DA ATIVIDADE MUSEOLÓGICA.
João Gomes de Abreu

95
O JOGO DE TABULEIRO E AS SUAS RELAÇÕES CULTURAIS
Amélia Marisa Gonçalves lopes

97
O EFEITO AMBIVALENTE DOS MEDIA PARTICIPATIVOS NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
Daniel Brandão, Nuno Duarte Martins,Leonardo Pereira

107
EL DESEO IMPOSIBLE DEL ARTÍSTA
María del Carmen Bellido-Márquez

119
O LIVRO HÍBRIDO/VISUAL COMO OBJECTO DE DESEJO
Sofia Rodrigues

131
SLB: QUANDO O DESPORTO SE TORNA RELIGIÃO.

Ivone Ferreira, Claúdia Pinto, Victor Silva, Miguel Gouveia, Adriana Trindade, António Sanganha

141
PLENITUD DE LA EXPERIENCIA EN EL DISEÑO EDITORIAL. UN ANÁLISIS DESDE LA COMUNICACIÓN ANALÓGICA Y DIGITAL EN FUNCIÓN DEL GRADO DE INTERACCIÓN ENTRE LA ORGANIZACIÓN Y LAS PERSONAS
José Rafael González, Carlos Dussan, Pablo Gómez

MULTIMEDIA

155
A DISCIPLINA DE ANTEPROJETO E O SEU CONTRIBUTO NA LIGAÇÃO DA ACADEMIA AO MERCADO DE TRABALHO
Nuno Duarte Martins, Daniel Brandão, Leonardo Pereira

163
FASHION ACOUSTICS: A SYNTHESIS BETWEEN WEARABLE COMPUTERS AND MUSICAL INSTRUMENTS FOR TRANSFORMING COMMODITIES INTO CREATIVE TOOLS FOR LIVE-ART RESEARCH
Alexandra Murray, Andrew Johnston, Sam Ferguson

169
EMOTION AND MOBILE DEVICES
Ana Serrano Tellería

177
POLIVIS: FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO PARA ANÁLISE DE INFORMAÇÃO POLÍTICA
Mécia Sá, Miguel Carvalhais, Francisco Providência

193
OBJECTS OF STORYTELLING: FUTURE INTERFACES OF TOMORROW
Jose Silva

PRODUTO PRODUCT

203
A INFLUÊNCIA DO DESIGN DO MOBILIÁRIO URBANO PARA A QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS
Beatriz Chimenti, Ivete Farah

207
MOBILIÁRIO URBANO EM CIDADES HISTÓRICAS: DESIGN COMPARATIVO RIO DE JANEIRO “VERSUS” LISBOA.
Eder Donizeti da Silva, Adriana Dantas Nogueira

217
DESIGN AND THE CONSTRUCTION OF CORPORATE IMAGE: THE CASE OF VIANAGRÉS
Pedro Oliveira, Liliana Soares, Manuel Ribeiro

225
REPRESENTATIONS OF SUBCULTURAL IDENTITY: A STUDY ON VEHICLE MODIFICATION IN TURKEY
Elçin Tezel

235
COMMERCIAL PACKAGE DESIGN EVALUATION FORMULA WITH THE USE OF EYE TRACKING EQUIPMENT
Paschalis Paschalis

245
DESIGN E DESENVOLVIMENTO DE UNIDADES AGRÍCOLAS DE ESTRUTURA MODULAR
Rui Tavares, Álvaro M. Sampaio, Paulo Simões

257
A IMPORTÂNCIA DO PACKAGING DESIGN NA TOMADA DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: O CASO DE ESTUDO DO AZEITE VIRGEM EXTRA GOURMET
Abílio J. Meira, Nuno Duarte Martins, Sérgio Dominique Ferreira

267
ABRIGO MÍNIMO DE APOIO AOS PEREGRINOS NO CAMINHO PORTUGUÊSDE SANTIAGO DE COMPOSTELA
José Pimenta, Álvaro M. Sampaio, Paulo Simões

277
[NON] GENDERED DESIRES: QUEER POSSIBILITIES IN DESIGN
Ece CANLI

289
REDESENHO DO PRODUTO, DA COMUNICAÇÃO E DOS SERVIÇOS DA NCP NA PERSPETIVA DA INTEGRAÇÃO VERTICAL DO DESIGN
Eduardo Noronha, Francisco Providência, Mónica Oliveira Correia

293
HOW DO WE RELATE TO UNCONVENTIONAL ARTIFACTS? DESIGNING WITH BIOLOGICAL GENERATIVE SYSTEMS AIMED AT CUSTOMIZATION.
Raul Pinto, Miguel Carvalhais, Paul Atkinson, Miguel Vieira

301
PLEASE, NO MORE GREY SCALES AMBIENCES AT WORKPLACE ENVIRONMENTS
Cristina Caramelo Gomes, Sandra Preto

305
BIODESIGN: PARA ALÉM DO DESIGN BIO-INSPIRADO
Denis Alves Coelho, Ana Rita da Silva Vieira

315
GESTÃO ESTRATÉGIA DO DESIGN PARA UM PARQUE DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO BASEADO NO MODELO TRIPLE HELIX
Eduardo Araujo, João Mota, Filipe Teles

MODA FASHION

327
O DESIGN COMO MEDIADOR DE CULTURA NA DEFINIÇÃO DE UM SISTEMA DE ÓCULOS COM SINGULARIDADE
Joana Vieira, João C.C. Abrantes, Liliana Soares

329
O DESIGN COMO MEDIADOR PARA A CRIAÇÃO DE UM PRODUTO DE CALÇADO ENTRE CULTURA INDUSTRIAL E CULTURA ARTESANAL
Pedro Ribeiro, Helena Santos, Ermanno Aparo

335
A RENDA DE BILROS DE PENICHE: DO DESCASO AO DESEJO
Isabel Bieger, Cristina Carvalho

345
O QUIMONO E A MODA EUROPEIA
Luciana Iwamoto, Maria Sílvia Barros de Held, Laura Mello de Mattos Anacleto, Fabíola Mastelini Meciano

355
A QUALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE MODA NA TERCEIRIZAÇÃO DA MVM - MANUFATURA DO VESTUÁRIO DE MODA.
Camila Vitorino Marcelo

365
A ARTE, O DESIGN, A MODA E A CRIAÇÃO HOJE: INTERFACES
Sílvia Barros de Held, Regina Sanches, João Paulo Marcicano, Isabel Cristina Italiano

375
DESEJO DE PASSADO: A NOSTALGIA NA MODA DO INÍCIO DO SÉCULO XXI
Brígida Ribeiros

TEORIA THEORY

379
THE SEDUCTIVE CHARACTER OF DESIGN TOOLS
Lena Hammes

389
ON A DESIRE IN UNDERSTANDING DESIRE.
Joerg Becker

393
IKEA’S SEDUCTIVE INTERIORS
Sara Kristoffersson

397
AESTHETICS AND EROTICS OF DESIGNED THINGS
Keith Russell

411
INOVAÇÃO E O PARADOXO DO DESEJO
Patrícia Wielewicki, Ricardo Zimmemann

425
RITUALS OF SEDUCTION FOR A BIOMIMETIC OF ANIMAL BEHAVIOR IN THE POST-DIGITAL ERA
Pedro Bandeira Maia, Nuno Dias, George Stilwell

437
A ORNAMENTAÇÃO É UM NORMAL APETITE HUMANO
Miguel Bandeira Duarte

439
DESIGN EU QUERO, DESIGN EU POSSUO!
R. Filipe Cardoso C., Catarina A. Ferreira C. 

449
CIDADE: DESÍGNIO, DESIGN E DESEJO
Bartolomeu Paiva

457
O DESIGN E A METAMORFOSE DO MUNDO
André Barata

461
ANTES ERA O DESEJO DO SUJEITO: GENUINIDADE E AUTENTICIDADE, HOJE É O PENSAR QUE SEMPRE É PRECISO DESEJAR, ATÉ MESMO O DESEJO: ALIENAÇÃO, EXTERIORIDADE E EXPROPRIAÇÃO.
Lina Raquel Marinho

471
O CORPO, O OLHAR E O ANSEIO: O RECONHECIMENTO DO DESEJO EM SARTRE E LACAN.
Ana Claudia Cergol

ENSINO EDUCATION

481
THE WORLD OF CHILDREN
Filipa Alexandra Delgado Craveiro, José Mendes Lucas

493
A DESIGN THINKING APPROACH TO LEARNING BUSINESS ANALYSIS IN BUSINESS INFORMATION SYSTEMS
Sorcha Holohan, Keelin Leahy, Adam DeEyto

503
ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE, POR MEIO DA ESTAMPARIA TÊXTIL
Aymê Okasaki, Antonio Kanamaru

513
A FAIT ACCOMPLI? DESIGN ACTIVISM AND BRAND IN DESIGN EDUCATION
Brian DeLevie

PROJETOS PROJECTS

519
QUARENTA E OITO DEZASSETE
Noca Ramos

521
TUNING E ECO DESIGN: ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE VEÍCULOS DA CLASSE ECONÓMICA ATRAVÉS DO DESIGN AERODINÂMICO 
Daniel Bacelar Pereira

523
OS PACIÊNCIAS. PROCESSO CRIATIVO DE UMA ANIMAÇÃO 3D
Márcio Filipe Silva

525
BACK TO EARTH. VÍDEO-CLIP DE ANIMAÇÃO 
João Inácio

527
REVISTA I.E. ANA SALOMÉ LOURENÇO, BRUNO GOMES, MIGUEL SANCHES, RICARDO TAVARES, RITA OLIVEIRA 

529
ECOPROJECT, WEBDOCUMENTÁRIO
Fábio Luís

531
BOMBART: TRADICIONALMENTE DIGITAL
Catarina Nobre, Edgar Fernandes, Linda Redondo
Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts