Capa: Isabel Ferin Cunha, Estrela Serrano e João Figueira (Coords) (2015) A Corrupção Política Vista por Jornalistas e Políticos. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
A Corrupção Política Vista por Jornalistas e Políticos

by Isabel Ferin Cunha, Estrela Serrano e João Figueira (Coords)

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2015
ISBN: 978-989-654-271-9


Download PDF - 1412 KB


Sinopse

O livro A Corrupção Política vista por Jornalistas e Políticos é a quarta publicação coletiva no âmbito do projeto Corrupção Política nos Media: uma perspetiva comparada (FCT: Refª: FCT PTDC/IVC-COM/5244/2012), coordenado por Isabel Ferin Cunha. O livro contem um Prefácio do Procurador-geral adjunto e membro nacional na Eurojust, António Cluny, e três artigos dos investigadores do projeto, Isabel Ferin Cunha, Estrela Serrano e João Figueira que discorrem sobre a relação entre os Media, o Jornalismo, a Justiça e a Política. A originalidade da obra é, contudo, apresentar os resultados de entrevistas a políticos e a jornalistas. As entrevistas a políticos situam-se no âmbito de inquéritos parlamentares e são apresentadas por Estrela Serrano. As 13 entrevistas a jornalistas foram conduzidas por João Figueira. Com as entrevistas aos políticos apreendemos a partir dos casos de corrupção estudados no projeto — BPN, Face OcultaFreeport e Submarinos — quais as suas perceções relativamente à atuação da Justiça e dos jornalistas. Por meio das entrevistas aos jornalistas compreendemos os constrangimentos a que estão submetidos, bem como a autonomia que possuem para produzirem investigação própria e autónoma face à investigação judicial.

Índice

Prefácio - A corrupção política vista por jornalistas e Políticos - 9

Apresentação - 15

I. Para uma leitura dos media e do jornalismo - 19
Isabel Ferin Cunha

II. A voz dos políticos - 25
Estrela Serrano

III. Olhares cruzados sobre a cobertura jornalística da corrupção política - 39
João Figueira 

Entrevistas a Jornalistas - 45
1. António José Vilela - 45
2. David Dinis - 65
3. Felícia Cabrita - 75
4. Filipe Luís - 91
5. José António Cerejo - 99
6. José António Saraiva - 112
7. José Manuel Fernandes - 121
8. Luís Rosa - 132
9. Miguel Carvalho - 148
10. Paulo Pena - 168
11. Pedro Coelho - 183
12. Rui Hortelão - 192
13. Valentina Marcelino - 202

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior