Capa: Gisela Gonçalves & Andreia Athaydes (Orgs.) (2017) Relações Públicas e Comunicação organizacional: dos fundamentos às práticas: Liderança, inovação e empreendedorismo (vol. 5) . Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Relações Públicas e Comunicação organizacional: dos fundamentos às práticas: Liderança, inovação e empreendedorismo (vol. 5)

by Gisela Gonçalves & Andreia Athaydes (Orgs.)

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2017
ISBN: 978-989-654-426-3


Download PDF - 13538 KB


Sinopse

Independentemente da sua área ou função, os profissionais estão cada vez mais sensibilizados parapensar e agir de forma empreendedora e inovadora, uma condição sine qua non para o sucesso das organizações. O empreendedorismo e a inovação requerem ainda outra competência, a liderança, concebida como a capacidade de sensibilizar e envolver pessoas para determinados objetivos ou metas. Centrando-se no trinómio inovação, empreendedorismo e liderança, e na sua relação estreita com a identidade e cultura organizacional, por um lado, e com as novas tecnologias digitais, por outro, tanto ao nível interno organizacional, como no relacionamento com os públicos de interesse, esta obra desafia-nos a refletir sobre a legitimação da profissão de relações públicas e do campo da comunicação organizacional.

Este livro constitui o 5º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade, pela mão de investigadores portugueses e brasileiros.



Índice

Introdução: a liderança, inovação e empreendedorismo do setor das relações públicas e da comunicação organizacional em Portugal e no Brasil
Gisela Gonçalves & Andreia Athaydes

Parte 1 – Experiências empreendedoras e inovadoras 

A utilização das ferramentas de comunicação digital na divulgação da atividade profissional de relações públicas pelo coletivo “Todo Mundo Precisa de um RP”
Elena Angélica Mueller

As organizações e a interação com os usuários no Facebook: o caso da Netflix no Brasil e em Portugal
Vitória Wohlgemuth & Brenda Parmeggiani

Comunicação Dialógica: as plataformas digitais como ferramentas inovadoras de interação social 
Victor Theodoro & Gisela Gonçalves

A comunicação de um jeito bom pra todo mundo: um estudo decaso da Mercur S.A.
Bruna Teixeira Santos 

Parte 2 – Estudo de práticas inovadoras 

Comunicação e Planejamento como elos entre prática e inovação nas organizações
Maria Eugênia Porém, T. S. F. Véras, V. L. Sforsin & V. F. Gonçalves

As relações públicas como estratégias de consolidação da cultura e inovação no contexto das organizações do Brasil e Portugal
Keynayanna K. C. Fortaleza, Larissa B. Rigo & Marcelo de B. Tavares

O Profissional de Comunicação na Gestão de Projetos de engenharia – uma área de inovação
Teresa Ruão & Ana Isabel Lopes

Parte 3 – Experiência e estudos sobre liderança

Communication controlling: origens e abordagens académicas e estudo de caso de cinco organizações
Marcos Roberto dos Santos & Evandro Oliveira

Cultura organizacional e comunicação interna: a visão do consultor de comunicação
Sónia Pedro Sebastião & Giovana Zulato

A Comunicação e a Cultura como Elementos fundamentais da Dinâmica Organizacional: Qual o Papel da Cultura Organizacional na Comunicação adotada pelos Líderes?
Rita Monteiro Mourão

Relações públicas e comunicação: contributos para construção de relações de confiança entre líderes e liderados
Cibelli Pinheiro de Almeida 

A relevância da liderança pessoal na performance organizacional – Um estudo quantitativo
Manuel Joaquim de Sousa Pereira 

Notas sobre os autores
Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior