Capa: Patrícia Silveira (2019) Representações sobre as notícias e o mundo por crianças a frequentar o ensino primário: o  caso português. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Representações sobre as notícias e o mundo por crianças a frequentar o ensino primário: o caso português

by Patrícia Silveira

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2019
ISBN: 978-989-654-599-4


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Sinopse

Nas últimas décadas, têm sido vários os estudos que documentam a importância das notícias na vida dos públicos mais jovens, argumentando sobre a presença da atualidade na sua socialização e na construção de significados sobre o mundo. No contexto português, são ainda escassas as pesquisas desenvolvidas sobre esta problemática, particularmente no que concerne ao universo das crianças. É nesse sentido que esta obra analisa e debate sobre as formas de acesso e de consumo de notícias, por crianças portuguesas a frequentar o 1º Ciclo do Ensino Básico. Incidindo particularmente sobre como os tópicos da atualidade mediática ajudam estes públicos a apreender e a assimilar o mundo global e o mundo imediato, coloca-se a tónica na receção noticiosa e na ideia de público como sujeito. Com base em metodologias quantitativas e qualitativas, conclui-se que a natureza do envolvimento dos públicos mais novos com as notícias é contextualizada em função de variáveis sociodemográficas, do background familiar e do tipo de mediação que aí se pratica, dos interesses e experiências pessoais, e das formas de exposição mediática. É de salientar que as crianças contactam habitualmente com a atualidade em momentos de reunião familiar, embora demonstrem pouco interesse nos tópicos apresentados. Os resultados evidenciam que a informação noticiosa é vista como referência para conhecer o mundo e que o diálogo com os adultos pode ser um elemento impulsionador do gosto pela informação e um auxiliar fundamental na compreensão das notícias. 

Índice

Prefácio.....1
Agradecimentos.....7
Introdução.....9
CAPÍTULO 1. AS CRIANÇAS, O MUNDO E OS MEDIA.....15
1.1 INFÂNCIA, SOCIALIZAÇÃO E MEDIA.....15
1.1.1 O conceito de socialização.....15
1.1.2 Quadros estruturantes para a construção do conhecimento.....18
1.1.3 Crianças e media: considerações em torno de pesquisas nacionais e internacionais.....28
1.1.4 Os media na vida das crianças: fonte de problemas ou de oportunidades?.....35
1.2 O CONTRIBUTO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA.....37
1.2.1 Olhares sobre a infância e as suas culturas.....37
1.2.2 Os media e os debates sobre a infância e o conhecimento do mundo.....42
1.3 DIREITOS, PARTICIPAÇÃO E MEDIA.....46
1.3.1 A Convenção sobre os Direitos das Criança.....46
1.3.2 Direitos, participação e cidadania.....49
1.3.2.1 Direitos em relação aos media.....53
CAPÍTULO 2. MUNDO DAS NOTÍCIAS E INFÂNCIA: PISTAS PARA REFLEXÃO.....57
2.1 NOTÍCIAS E PÚBLICOS.....57
2.2 AS CRIANÇAS E A ATUALIDADE.....64
2.2.1 Tendências, perspetivas e fundamentos das pesquisas internacionais.....64
2.2.2 O que as crianças querem das notícias.....74
2.2.3 A aposta em espaços de informação dirigidos às crianças.....80
2.3 MEDIAÇÃO E LITERACIA EM RELAÇÃO ÀS NOTÍCIAS.....86
2.3.1 Conceito e contextos de mediação.....86
2.3.2 Literacia para as notícias.....90
2.3.2.1 A escola como espaço privilegiado.....97
CAPÍTULO 3. METODOLOGIA.....101
3.1 Objetivos e questões da investigação.....101
3.2 A investigação com crianças.....105
3.3 Apresentação do contexto de estudo Caracterização económica e sociodemográfica do concelho de Paredes.....109
3.3.1 Caracterização do sistema educativo do concelho.....113
3.4 A opção pelo inquérito por questionário.....118
3.4.1 Elaboração do instrumento.....120
3.4.2 Universo do estudo.....126
3.5 Procedimento de recolha e análise de dados.....129
3.6 A opção pelos grupos de foco.....131
3.7 Desenho dos grupos de foco.....134
3.8 Participantes.....139
3.9 Intermediários e autorizações.....140
3.10 Dinâmica dos grupos.....141
3.11 Procedimento de análise e interpretação.....143
CAPÍTULO 4. CRIANÇAS, PRÁTICAS MEDIÁTICAS E DE CONSUMO DE NOTÍCIAS.....145
4.1 Caracterização da amostra.....145
4.2 Hábitos sociais e de lazer e práticas mediáticas.....153
4.3 Representações e modos de apropriação das notícias.....166
4.4 Lugar das notícias no contexto familiar e estilos de mediação sobre o consumo de notícias.....179
4.5 Notícias e conhecimento do mundo.....187
4.6 Direitos das crianças, participação e lugar das notícias no contexto escolar.....194
CAPÍTULO 5. A ATUALIDADE E O SEU LUGAR NA FAMÍLIA E NA ESCOLA NA PERSPETIVA DAS CRIANÇAS.....203
5.1 Apresentação dos participantes.....204
5.2 O que mais gostam de fazer nos tempos de lazer “Brincar. Eu gosto muito de brincar”.....208
5.3 O que são ´notícias‘ “É o agora. O que acontece e que aparece no Correio da Manhã, no Jornal de Notícias, na rádio, na televisão, no Bom Dia Portugal, na Internet. . . ”.....214
5.4 Notícias que interessam ou notícias que impressionam? “Porque fala de facas e de mortes, e eu não gosto lá muito de mortes e essas coisas”.....225
5.5 Preferências e escolhas em relação à atualidade “Política, não... E menos violência”.....232
5.6 Como gostariam que fossem as notícias “As imagens permitem imaginar melhor como as coisas acontecem”.....240
5.7 5.7 Participação e representações sobre os direitos e a cidadania “As crianças também têm o direito de dizer a sua expressão, de dizerem o que querem para o mundo”.....247
5.8 As notícias, a escola e o conhecimento do mundo “Conhecer o mundo é explorar o mundo, saber o que existe nele”.....256
5.9 O lugar da família e a importância da mediação “Às vezes, quando eu estou preocupada, a minha mãe explica-me e eu fico melhor”.....261
CAPÍTULO 6 DISCUSSÃO E SÍNTESE DOS RESULTADOS.....269
BIBLIOGRAFIA.....299
Apoio:
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