Capa: António Fidalgo e Paulo Serra(Org.) (2005) Visões Disciplinares. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Visões Disciplinares

by António Fidalgo e Paulo Serra(Org.)

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2005
ISBN: 972-8790-37-6
Preço da edição impressa: € 25   Encomendar


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Sinopse

Volume 3 do Livro das actas do III Sopcom, VI Lusocom, II Ibérico - Visões Disciplinares. Dedicados aos temas da Informação, Identidades e Cidadania, os Congressos de Ciências da Comunicação na Covilhã constituíram um momento privilegiado de encontro das comunidades académicas lusófona e ibérica, fazendo público o estado da pesquisa científica nos diferentes países e lançando pontes para a internacionalização da respectiva investigação. Ao mesmo tempo, contribuíram de forma importante para a consolidação, tanto interna como externa–relativamente à comunidade científica, ao mundo académico e ao próprio público em geral – das Ciências da Comunicação como campo académico e científico em Portugal.

Índice

Índice

Apresentação, António Fidalgo e Paulo Serra

9

 

 

Capítulo I

 

ECONOMIA E POLÍTICAS DA COMUNICAÇÃO

 

Apresentação, Helena Sousa e César Bolaño

13

La desregulación invisible: el caso de la televisión local por ondas en España, Ángel Badillo Matos

15

OV - organização virtual, Artur Castro Neves

25

Sociedade em rede: perspectivas de poder no espaço virtual, Bruno Fuser

39

A evolução tecnológica e a mudança organizacional, Carlos Ricardo

49

Contectualización e análise da televisión de galicia no ámbito europeo de televisións rexionais, Carmen Ciller Tenreiro

57

Conhecimento e informação na atual Reestruturação Produtiva: para uma crítica das teorias da Gestão do Conhecimento, César Bolaño e Fernando Mattos

65

As políticas audiovisuais de Portugal e do Brasil face à globalização e às propostas supranacionais da União Europeia e do Mercosul, César Bolaño e Helena Sousa

77

As políticas públicas de inclusão digital e seu impacto no processo de democratização na sociedade da informação brasileira, Débora Burini

89

Las nuevas estrategias de las radiotelevisiones públicas en las comunidades autónomas españolas, Fernando Sabés Turmo

95

A universalização do serviço telefônico no Brasil, Dr. Hans-Jürgen Michalski

105

¿Reproducción de la cultura o cultura de la reproducción? Análisis económico político de la lógica de distribución y reproducción de productos culturales en Internet, Juan C. Calvi

113

Telefónica España: estrategias y perspectivas, María Antonia Martín Díez

121

Audiovisual e interesse público, Manuel José Lopes da Silva

129

Os bens digitais e a dinâmica da Weightless Economy, Orlando Gomes

137

O custo das não decisões na imprensa local e regional portuguesa, Paulo Ferreira

145

Comunicação e mercado: a lógica televisiva moçambicana, Valério Cruz Brittos e João Miguel

157

O jornalismo na era dos conglomerados globais, Virgínia Pradelina da Silveira Fonseca

165

A representación da realidade galega na Televisión de Galicia, Xosé Soengas e Ana Isabel Rodríguez

173

 

 

Capítulo II

 

DIREITO E ÉTICA DA COMUNICAÇÃO

 

Análisis de los códigos deontológico aplicables a la Comunicación Organizacional, Ana Almansa Martínez

181

A ética da diferença: Distribuição de bens e de oportunidades na produção do conhecimento científico, Betania Maciel

191

La educación en género a través de las tecnologías de la información y la comunicación, Emelina Galarza Fernández

199

Rádio Comunitária e poder local: um estudo das relações entre os poderes locais e as novas emissoras legalizadas da região Noroeste do Estado de São Paulo, Gisele Sayeg Nunes Ferreira

205

A fragmentação do espaço público: novos desafios ético-políticos, João Carlos Correia

217

El Informe Hutton: criterios judiciales para una ética periodística, Julián Rodríguez Pardo

227

O problema da ética na comunicação pública da ciência e da tecnologia: uma proposta de manual deontológico, Marcelo Sabbatin

237

La necesidad de una publicidad responsable: Los conflictos ético-jurídicos del discurso publicitario audiovisual, Mª Dolores Prieto del Pino

245

A sociedade da comunicação ou o Mito da Mudança: implicações éticas, Maria Gabriela Gama

253

Etica y responsabilidad social de la empresa. Una propuesta de comunicación y

creación de valor en las organizaciones, José Luis Fernández Fernández e Nuria Villagra García

259

No pântano das boas intenções: o combate à “baixaria na TV” e a ética “politicamente correta”, Sylvia Moretzsohn

269

 

 

Capítulo III

 

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO

 

Apresentação, José Augusto dos Santos Alves

281

Nacimento e desarrolo del nacionalismo en la prensa española y gallega, Ana María Rodríguez Rivas

283

Aportaciones para una historia del acontecer catastrófico, Carlos Lozano Ascencio ... 

289

Comunicação no mundo lusófono - Síntese histórica da imprensa portuguesa em Goa (Índia), Eduardo Judas Barros

299

Comunicando as Ciências ao Público. As ciências nos periódicos portugueses de finais do séc. XVIII e princípios do séc. XIX, Fernando José Egídio Reis

305

Narração e informação na gênese do jornalismo, Héris Arnt

317

Usos de la radiodifusión en España en los primeros años treinta: una patente nacional para la transmisión de imágenes y fotografías, Francisco Javier Ruiz del Olmo

323

A “hidra da anarquia” à solta ou história das eleições de 1882, no Funchal, segundo os jornais da época, Joana Gaspar de Freitas

331

Semiotecnias: la doble vida de los instrumentos y los signos, Luis Alonso García

341

A prensa, motor do cambio social, construtora da realidade. O papel da prensa galega na construción da autonomía de Galiza e no fortalecemento da democracia no proceso de Transición Política Española (1975-1981), Marcos Sebastián Pérez Pena

353

Sempre en Galicia: Cinqueta anos de radio en galego, Mónica Rebolo Vázquez 

363

As fórmulas dialogadas nas orixes do xornalismo en lingua galega, Rosa Aneiros Díaz e Xosé López García

371

Nas trilhas da história da comunicação: principais teorias e intersecções, Tarcyanie Cajueiro Santos

381

Los nuevos resortes de la información globalizada: Del “poder simbólico” al “terror emocional”, Tasio Camiñas Hernández

389

 

 

Capítulo IV

 

ESTUDOS CULTURAIS E DE GÉNERO

 

Apresentação, Carolina Leite

399

Apresentação, Maria João Silveirinha

401

Corpo-Verão: agendamento corporal na imprensa feminina, Adriana Braga

403

Amas de casa y jefes de familia mexicanos: entre Urnas y Pantallas, Aimée Vega Montiel

413

Políticas de identidade e estudos de recepção: relatos de jovens e mulheres, Ana Carolina

D. Escosteguy e Nilda Jacks

421

Uma única Europa? O tratamento das questões europeias em quatro jornais nacionais

(1985-2003), Ana Horta

431

Imagens periféricas: entre a hipérbole freak e a voz do subalterno, Angela Prysthon

441

As relações comunicativas entre Portugal, Brasil e Itália, Barbara Bechelloni

451

A imaxe das mulleres reflectada pola prensa galega. O tratamento da violencia de xénero

en La Voz de Galicia e El Correo Gallego, Montserrat Pernas Bellas e Ana Belén Puñal

Rama

457

Ficção Nacional: a emergência de um novo paradigma televisivo, Catarina Duff

Burnai

465

O rádio na vida de mulheres rurais: tão importante na terra, quanto Deus no céu, Celsina

Alves Favorito

473

La identidad cultural: Representaciones de la identidad y su interacción con la construcción

de la “mujer valenciana” en la televisión autonómica, Cristina Marqués i Ferrer

481

Exclusão informativa: representação e representatividade dos negros e afrodescendentes

nas capas da revista Veja, Derval Golzio

491

Identidad cultural en las series de ficción en España, Enric Castelló

499

Apuntes para el abordaje de la cultura política de los jóvenes: propuesta teórico

metodológica, María Gladys Mathieu

509

Interculturalidade, Encontros e Desencontros em Universidades Virtuais, Hiliana Reis

517

Las mujeres y el trabajo en las series de ficción. Cambio social y narraciones televisivas,

Irene García Rubio

525

A mulher brasileira na televisão portuguesa, Isabel Ferin Cunha

535

Comunicação e comunidade na cidade do Rio de Janeiro: as costureiras da Mangueira,

João Maia

555

A publicidade entre o exercício da hetero e da homossexualidade, José Luís de Carvalho

Reckziegel

563

Entre o espelho e a janela – A relação entre comunicação mediada e identidades sociais:

contributos do interaccionismo simbólico e da sociologia fenomenológica, José Ricardo

Carvalheiro

571

Imagens de mulher: o feminino no cinema brasileiro contemporâneo, Lara Lima de O.

Paiva e Maria Luiza M. Mendonça

579

Cidade dos Homens e Turma do Gueto: oportunidades de inovações a partir das brechas,

Maria Ataide Malcher, Marly Camargo Barros Vidal e Maria Lourdes Motter

587

Para uma revisão das identidades coletivas em tempo de globalização, Maria Immacolata

Vassallo de Lopes

595

Perspectivas e Ficciones de Género en los Relatos de Vida de Quince Parejas de Jóvenes

de la Ciudad de México, María Adriana Ulloa Hernández

603

Testimonios sobre violencia de género en los Talk Shows ¿Realidad o construcción?,

Mª Isabel Menéndez Menéndez

613

Discurso e construção da identidade social da lúpica, Nadia Regina Loureiro de Barros

Lima

623

Evolución socio-cultural en la representación mediática del hombre agresor y maltratador,

Natalia Fernández Díaz

629

2001: odisea africana en el espacio lusofono, Priamo Marratzu

635

Moçambique e Timor-Leste: onde também se fala o português, Regina Helena Pires de

Brito e Moisés de Lemos Martins

641

Os grupos minorizados transformados em informação: representações, ideologias e construções

da imagem de afro-brasileiros no jornalismo, Ricardo Alexino Ferreira

649

Retratos de mulher: um estudo das imagens visuais e sociais do feminino, Silvana Mota-

Ribeiro

657

Apoio:
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