Capa: Suzana Barbosa, Luciana Mielniczuk (org.) (2013) Jornalismo e Tecnologias Móveis. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Jornalismo e Tecnologias Móveis

by Suzana Barbosa, Luciana Mielniczuk (org.)

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2013
ISBN: 978-989-654-101-9
Preço da edição impressa: € 15   Encomendar


Download PDF - 4087 KB


Sinopse

No presente volume, temos o registro do que podemos caracterizar como reflexões iniciais acerca deste tema, que ainda trará muitos desdobramentos ao campo do Jornalismo. Um conjunto de pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis assinam os artigos que abordam questões emergentes sobre o uso de celulares/smartphones e de tablets - seja na produção, seja no consumo de produtos jornalísticos. O livro está organizado em duas partes: Cartografia do (novo) contexto de inovações; As mudanças e os desafios para a prática.  

Índice

  • Prefácio - O mundo no bolso e o contexto na palma da mão - 1
    Marcos Palacios 
  • Apresentação  - 7
  • PARTE I - CARTOGRAFIA DO (NOVO) CONTEXTO DE INOVAÇÕES
  • O celular como rádio de pilhas na era da Internet. Rádio IP no celular  - 11
    António Fidalgo 
  • Contenidos digitales en el entorno móvil: Mapa de situación para marcas informativas y usuarios  - 25
    Juan Miguel Aguado, Andreu Castellet 
  • Jornalismo e dispositivos móveis. Percepções, usos e tendências  - 51
    Suzana Barbosa, Lia Seixas
  • Las tabletas pueden renovar la lectura de periódicos  - 75
    Concha Edo  
  • PARTE II - AS MUDANÇAS E OS DESAFIOS PARA A PRÁTICA
  • Repórteres em campo com tecnologias móveis conectadas - 91
  • Fernando Firmino da Silva
  • O celular afronta o jornalismo - 113
    Luciana Mielniczuk 
  • Elementos de transformação do jornalismo no contexto da comunicação ubíqua - 127
    Eduardo Campos Pellanda 
  • Jornalismo para tecnologias móveis: o consumo entre jovens - 141
    Claudia Quadros, Marcella Rasêra, Andressa Pacheco Moschetta 
Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts