Eduardo José Marcos Camilo

Email: eduardocami@gmail.com
Profession: Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Comunicação e Artes
Institution: Universidade da Beira Interior
Group: Communication and Media

Publications

    Others
  • CAMILO, Eduardo (2000) Representations of territoriality and space of political intervention on revolutionary posters (Portugal, April, 1974-1975). ARTIGO INÉDITO.
  • Books (author)
  • Camilo, Eduardo e Tarín, Francisco Javier Gomez (Org.) (2011) Partilhar sabres/Compartir saberes. Covilhã: Universidade da Beira Interior/Universidade Jaume I, edição bilingue.
  • CAMILO, Eduardo (2010) Homo Consumptor. Dimensões teóricas da comunicação publicitária. Universidade da Beira Interior/LABCOM, 2010. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2010) – Ensaios de comunicação estratégica. Covilhã, Universidade da Beira Interior/LABCOM, 2010. [URL]
  • Camilo, Eduardo (2004) O cartaz partidário em Portugal (1974-1975). Colecção Estudos em Comunicação. Covilhã: Livros Labcom. [URL]
  • Camilo, Eduardo (Org) (2003) Informação e comunicação on line - Internet e comunicação Promocional. Colecção Estudos em Comunicação. Covilhã: Livros Labcom. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (1998) Estratégias de comunicação municipal. Universidade da Beira Interior, 1998, Col. Estudos em comunicação (4). [URL]
  • Books (editor)
  • CAMILO, Eduardo [c/ SANTOS, Ana Morais] (Org.) (2016) Manipulação e persuasão. Posições e contra-posições. in: Edições Fénix.
  • CAMILO, Eduardo [c/ TARÍN, Francisco Javier Gomez] (Org.) (2014) Narrativas [mínimas] audiovisuales. Barcelona, Shangrila, Col. Textos Aparte.
  • CAMILO, Eduardo e TARÍN, Francisco Javier Gomez (Org.) (2002) - Saberes para compartir I Partilhar saberes: estudos de comunicação - análise, discursos e desafios tecnológicos. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Universidade Jaume I, 2006, Volume I.
  • Articles
  • CAMILO, Eduardo (2016) The «forever young» canon. Figurações publicitárias da feminilidade / The "forever young" canon. Figurations of the advertising of femininity. in: Revista de Comunicación da SEECI nº 129 Número 39 - Marzo 2016 - Año XX.
  • CAMILO, Eduardo (2015) “"Nunca mais acredito em ti!”. Configurações semióticas do cepticismo enquanto processo de retaliação”,. in: CAMILO, Eduardo [c/ SANTOS, Ana Morais] (Org.) – Narrativas [mínimas] audiovisuales. Barcelona, Shangrila, Col. Textos Aparte, 2015, p. 43-62.
  • CAMILO, Eduardo (2013) “Contribuições para uma abordagem semiótica à publicidade de choque”. in: Historia y Comunicación Social. Madrid, Departamento de Historia de la Comunicación Social de la Facultad de Ciencias de la Información (UCM), 2013, Vol.18.01, p. 183-194.
  • CAMILO, Eduardo (2011) - “Dimensões corporativas da comunicação local: uma proposta de modelo/Local communication corporate dimensions: a model proposal/ Dimensiones corporativas de la comunicación local: una propuesta modelo”. in. Foco em extensão. Curitiba/Paraná, Universidade Federal do Paraná, 2009 [impresso 2011], (4), p. 107-122.
  • CAMILO, Eduardo (2011) “O blitzkrieg dos signos: sobre o choque na mensagem publicitária”. in: CISECO. Japaratinga, CISECO- Centro Internacional de Semiótica & comunicação, 2011. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2006) “A Publicidade no ensino superior: novas perspectivas, novos rumos”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 2006. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2006) “Processos de influência ou de argumentação? Apontamentos sobre a especificidade das estratégias de publicidade no âmbito das campanhas de sensibilização e de desenvolvimento”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 2006. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2006) “Para uma planificação do trabalho comunicacional nos municípios”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 2006. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2005) "Um fraco ‘docere’; um intenso ‘delectare’; a obsessão pelo ‘co-movere’. Apontamentos sobre a montagem do filme de publicidade”. in: CARDOSO E CUNHA, Tito e BORGES, Hermenegildo – Revista de comunicação e linguagens [número consagrado à Retórica]. Lisboa, Relógio de Água Editores, Dezembro de 2005, (36), p. 177-191.
  • CAMILO, Eduardo (2005) “Publicidade”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 2005. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2005) - “Duração mínima, alusão máxima ou a ditadura da elipse. Apontamentos sobre a montagem do filme de publicidade”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 2005. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2005) “Das especificidades estruturais das mensagens publicitárias: o conceito de género”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 2005. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2004) ”, in: Vértice. Lisboa, Editorial Caminho, Janeiro-Fevereiro de 2004, (115), p. 75-85.
  • CAMILO, Eduardo (2004) - “A moda na publicidade: apresentações com estilo e o estilo nas apresentações”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 2004. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2004) “Ocupações reais e simbólicas. Sobre a territorialidade de influência partidária nos cartazes políticos (Portugal, 1974-1975)”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 2004. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2003) “Eficácia vs democracia. Implicações para actividade comunicacional dos municípios”. in: Liberdade, Anais Científicos da Universidade Independente”. Lisboa, Universidade Independente, 2003, p. 31-42.
  • CAMILO, Eduardo (2003) - “Quando o ‘eu’ se transforma em ‘ele’: da institucionalização à objectivação publicitária. O caso da Super Bock”. in: CAMILO, Eduardo (Ed.) – Jornadas de Publicidade e comunicação. Covilhã, 2003. DOI: http://www.labcom.ubi.pt/jornadas_pubcomunicacao/index.html.
  • CAMILO, Eduardo (2002) "Noção de problema em relações públicas: contributos para uma sistematização”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 2002. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2002) - “Ocupar, organizar avançar e vencer! Sobre os espaços e as identidades partidárias”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 2002. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (1999) “Estratégias de Comunicação e Municípios”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 1999. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (1997) - “VIVÓ CARTAZ !! Manifesto em torno de um romantismo político”. in: BOCC. Covilhã, Universidade da Beira Interior/Biblioteca On Line de Ciências da Comunicação, 1997. [URL]
  • Chapters in books
  • CAMILO, Eduardo (2015) “O estigma como estratégia de dissuasão. A propósito de um anúncio de publicidade”. in: Marcos, Isabel, (Ed) 2015. La vitesse des signes (The Speed of Signs), Collection Riflessi, Roma, Aracne Editrice. DOI: ISBN 978-88-548-x.
  • CAMILO, Eduardo (2015) “Elementos semióticos para una contextualización de la manipulación de publicidad”. in: DOMINGUEZ, David Caldevilla (Coord.) – Lenguages y persuasión: nuevas creaciones narrativas. Madrid, ACCI, 2015, p. 251-270.
  • CAMILO, Eduardo (2014) “ Do choque na publicidade. Uma aproximação semiótica". in: SANTOS MARTÍNEZ, Clara Janneth (Org.) - Análisis audiovisual y publicitario actuales. Madrid, Visión Libros, ISBN 978-84-15965-92-3, p. 83-102.
  • CAMILO, Eduardo (com Ana Leonor Santos) (2014) - " Da violação das consciências. Configurações de ilegitimidade publicitária”. in: Congresso do CUICIID. Madrid, CUICIID/SEECI, Outubro de 2014. Madrid, McGraw-Hill. DOI: ISBN: 978-84-606-7980-6.
  • CAMILO, Eduardo; TARÍN, Francisco Javier Gomez (2014) “Prólogo”. in: CAMILO, Eduardo [c/ TARÍN, Francisco Javier Gomez] (Org.) – Narrativas [mínimas] audiovisuales. Barcelona, Shangrila, Col. Textos Aparte, p. 10-14.
  • CAMILO, Eduardo (2013) "“By the time I’ve counted to 10, you’ll be an homeless!” O estigma como estratégia de dissuasão no Marketing Social". in: SOARES da SILVA, Augusto; MARTINS, José Cândido ; MAGALHÃES, Luísa; GONÇALVES, Miguel (Org.) - Comunicação Política e Económica. Dimensões Cognitivas e Discursivas. Braga, Universidade Católica Portuguesa/ALETHEIA – Associação Científica e Cultural, 2013, p. 409-420.
  • CAMILO, Eduardo; SILVA, Rudolfo (2013) - "Desafios ao agendamento intermediático. Reflexões sobre os desabafos de Pedro Passos Coelho". , in: CAMILO, Eduardo; GONÇALVES, Gisela, SERRA; Paulo (Ed.) - Participação política e Web 2.0. Covilhã, LabcomBooks, 2013, p. 133-150. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2011) - “Contribuições para uma teoria da narratividade a publicitária /Contribuiciones a una teoría de la narratividad publicitaria”. in: C/ TARÍN, Francisco Javier Gomez] - Partilhar saberes/Saberes para compartir. Covilhã, Universidade da Beira Interior/ LABCOM/Universidade Jaume I, 2011,Volume II, p.161-196/197-232,. [URL]
  • CAMILO, Eduardo. (2007) “Un leve ‘docere’; un intenso ‘delectare’; la obsesión por ‘co-movere’. Apuntes sobre el montaje del film publicitario”. in: FELICI, Javer Marzl & TARÌN; Francico Javier Gomez (Ed.) – Metodologias de análisis del film. Madrid, Édipo SA, 2007, p. 265-280.
  • CAMILO, Eduardo (2006) “Procesos de influencia o de argumentación? Anotaciones sobre la especificidad de las estrategias publicitarias de las campañas de sensibilización”. in: NOS ALDAS, Eloísa y GOMEZ, Maria José – Médios de comunicación y solidariedad. Reflexiones en torno a la (des) articulación social. Castellón, U. JaumeI, 2006, p. 121-154.
  • CAMILO, Eduardo J. M. (2005) “A moda na publicidade: apresentações com estilo e o estilo nas apresentações”. in: LUSOCOM – Comunicação, Identidades, Migrações e Culturas na Lusofonia. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. Lisboa, Intercom, 2005, p. 87-108.
  • CAMILO, Eduardo J. M. (2004) “A monstruosidade das marcas: da massificação à absoluta singularidade”,. in: SANTOS, José Manuel; CORREIA, João Carlos (Org.) - Teorias da Comunicação. Covilhã, Universidade da Beira Interior, 2004, Col. Ubianas, p. 181-202.
  • Camilo, Eduardo (2002) MINORIA TENEBROSA, "MAIORIA SILENCIOSA". A sátira e a invectiva no cartaz político (1974-1975). João Carlos Correia (Org.) – Comunicação e poder. Covilhã: Universidade da Beira Interior, Col. Estudos em Comunicação (9). Pages 121-171.
  • CAMILO, Eduardo J. M (2002) “"Minoria Tenebrosa, Maioria Silenciosa”. A sátira e a invectiva no cartaz político (1974-1975)". in: CORREIA, João Carlos – Comunicação e poder. Covilhã, Universidade da Beira Interior, 2002, Col. Estudos em Comunicação (9), p. 121-172.
  • Proceedings
  • CAMILO, Eduardo (2015) “A insinuação dos apelos; a alusão das promessas. Sobre o estatuto do implícito na comunicação publicitária”. in: Martins, M.L.; Pinto, M. (Orgs.)(2008) Comunicação e Cidadania. Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Braga, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Outubro de 2007, p. 1267-1280.
  • CAMILO, Eduardo (2014) “Da prescrição comercial: sobre o estatuto da manipulação e da persuasão no texto publicitário.”. in: Actas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Braga, Universidade do Minho, p. 3679-3688.
  • CAMILO, Eduardo (2011) “Das paixões e dos estados de alma negativos. Para uma conceptualização semiótica do fenómeno do choque publicitário”. in: AZEVEDO, José; MARTINS, Moisés de Lemos - 7º Sopcom. Meios digitais e indústrias criativas. Porto, CETAC.Media, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, p. 1944-1963.
  • CAMILO, Eduardo e PANAKE, Luciana (2008) “O Riso no ar! Apontamentos sobre o humor na comunicação publicitária radiofónica”. in: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal, UFRN, Setembro 2008, [Formato CD-ROM].
  • CAMILO, Eduardo (2006) “Dimensões corporativas da comunicação local: uma proposta de modelo”. in: ANDIÓN, Margarita Ledo – Comunicación local: da pesquisa á produción. Santiago de Compostela, Universidad de Santiago de Compostela Publicacións, 2006, p.2048-2070.
  • CAMILO, Eduardo (2006) “Symbolic fights among commercial brands. The advertising conflicts”. in: RAMALLO, LORENZ, Anxo M. e RODRÍGUEZ-YÁÑEZ, Xoán Paulo (Eds) – Discourse and enterprise. Communication, business, management and other professional fields. Munich, Lincom GmbH, 2006, p. 57-69.
  • CAMILO, Eduardo (2005) ”Antonímias de la fotografía publicitaria: de la ostentación a la elisión de los objetos”. in: LITA, Rafael López; FELICI, Javier Marzal e TARÍN, Fco. Javier (Ed.) - El análisis de la imagen fotográfica. Castellon, Univesidad de Jaume I, 2005 Col. Collecció e-Humanitats, [formato CD-Rom].
  • CAMILO, Eduardo (2005) “Apresentação” [Sobre a comunicação corporativa: alguns paradigmas e ângulos de análise – introdução ao capítulo sobre comunicação e a organização]. in: FIDALGO, António; SERRA, Paulo (Org.) – CCCC2004- Ciências da Comunicação em Congresso na Covilhã. Actas do III SOPCOM, IV LUSOCOM e II IBÉRICO. Covilhã, Universidade da Beira Interior/LABCOM, 2005, 4º Volume (Campos da Comunicação), p. 599-602.
  • CAMILO, Eduardo (2005) “Das especificidades estruturais das mensagens publicitárias”. in: FIDALGO, António; SERRA, Paulo (Org.) – CCCC2004- Ciências da Comunicação em Congresso na Covilhã. Actas do III SOPCOM, VI LUSOCOM e II IBÉRICO. Covilhã, Universidade da Beira Interior/LABCOM, 2005, 2º Volume (Teorias e estratégias discursivas), p. 381-396.
  • CAMILO, Eduardo (2005) “”Size matters? No, time matters”. Sobre a dinâmica elíptica subjacente à montagem do filme publicitário”. in: CD das Actas do IVº Congresso da Associação Portuguesa de Comunicação: Aveiro, Universidade de Aveiro/SOPCOM, 2005, p. 257-267.
  • CAMILO, Eduardo (2003) “Apresentação” [do Volume 2 - Internet e Comunicação Promocional]. in: CAMILO, Eduardo (Org.) - Informação e comunicação online. Covilhã, Universidade da Beira Interior, 2003, Col. Ubianas, Vol. II - Internet e Comunicação Promocional, p. 1-12.
  • Camilo, Eduardo (2003) Quando o ‘eu’ se transforma em ‘ele’: da institucionalização à objectivação publicitária. O caso da Super Bock. Eduardo Camilo (Ed.). Jornadas de Publicidade e comunicação. [Actas electrónicas das Jornadas de Publicidade e Comunicação. [URL]
  • CAMILO, Eduardo (2003) – “Da Importância do ‘espaço-informação’ na expressão de uma ‘territorialidade corporativa’”. in: CAMILO, Eduardo (Org.) - Informação e comunicação online. Covilhã, Universidade da Beira Interior, 2003, Col. Ubianas, Vol. II - Internet e Comunicação Promocional, p. 31-62.
  • CAMILO, Eduardo (1999) “Estratégias de comunicação e administração municipal”. in: Ensino, empresas e território. Actas do IV encontro nacional da APDR. Coimbra, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, 1999, p. 381-394.
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Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
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