Fátima Chinita

Email: chinita.estc@gmail.com
Profession: Assistant Professor at Theatre and Film School, Department of Cinema
Institution: Polytechnic Institute of Lisbon
Group: Arts and Humanities
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (UL), bacharel em Cinema (ESTC - antigo Conservatório Nacional), mestre em Ciências da Comunicação (FCSH-UNL) e doutora em Estudos Artísticos (UL), a fazer pós-doutoramento em intermedialidade. Docente de Cinema na ESTC - IPL Lisboa.

Publications

    Others
  • Chinita, Fátima (2017) Impossible Puzzle Films, or the Attraction of Sense-Making. in CITAR Journal Of Science And Technology Of The Arts, Vol. 9, No. 2, pp. 63-65. DOI: https://dx.doi.org/10.7559/citarj.v9i2.357. [URL]
  • Books (author)
  • Chinita, Fátima (2013) O Espectador (In)visível – Reflexividade na Óptica do Espectador em. Covilhã: Editora Livros LABCOM. [URL]
  • Articles
  • Chinita, Fátima (2017) The Power of the Frame upon the Viewer: Multiple Perspective Seduction in Peter Greenaway's "The Tulse Luper Suitcases" Trilogy. in Studies in Visual Arts and Communication - an international journal. Vol. 4, No. 1 (June 2017). ISSN 2393 – 1221. [URL]
  • Chinita, Fátima (2016) Derek Jarman’s Allegories of Spectacle: Inter-artistic Embodiment. Acta Universitatis Sapientiae, Film & Media Studies, vol. 11 (2015), pp. 143-158. [URL]
  • Chinita, Fátima (2016) O primado da ambivalência corpórea: "Eraserhead" como dupla alegoria. in International Journal of Cinema, special issue on The Cinema and the Body. Dr. Kaisu Koski and Dr. Pia Tikka, eds. Avanca: Debatevolution, 2016, pp. 73-81. ISSN (impresso): 2182-2158. ISNN online: 2182-2166. [URL]
  • Chinita, Fátima (2014) O Repeat Viewing no Contexto do Metacinema. in Aniki – Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, nº 2. ISSN 2183-1750. [URL]
  • Chinita, Fátima (2014) The Tricks of the Trade (Un)exposed. in Networking Knowledge, vol. 7, nº 4, Special Issue on All About Oscar – or How I Learned to Stop Worrying and Love the Academy Awards”. Liam Heffernan and Sam Ward, eds. ISSN: 1755-9944. [URL]
  • Chapters in books
  • Chinita, Fátima (2017) Jim Jarmusch as Metanarrative Master / Jim Jarmusch, le maître de la métanarration. in Les variations Jarmusch. Esther Heboyen, ed. Arras: Artois Presses Université, June 2017, pp. 263-280. ISBN: 978-2-84832-284-1. Edição bilingue.
  • Chinita, Fátima (2017) The (Un)told Stories of Film Directors: Hollywood’s Depiction as Metacinematic Mythmaking. in Cinema Avanca: International Conference. Avanca: Cineclube de Avanca, Julho 2017, pp. 323-330. ISBN: 2184-0520. [URL]
  • Chinita, Fátima (2016) Variações Fílmicas de Uma Fabula:. in Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual. Maria Guilhermina Castro, Carlos Sena Caires, Daniel Ribas e Jorge Palinhos, eds. Porto: Universidade Católica Editora, 2016, pp. 148-158. [URL]
  • Chinita, Fátima (2016) Meta-Cinematic Cultism: between High and Low Culture. in Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação. Avanca: Cineclube de Avanca, Julho 2016, pp. 255-262. ISBN: 978-989-96858-8-8. [URL]
  • Chinita, Fátima (2016) «I Sing the Body Synaesthetic»: Cinematic Embodiment in Peter Greenaway’s "Goltzius and the Pelican Company". in Yearbook of Moving Image Studies (YOMIS), issue 2, special issue on Image Embodiment: New Perspectives of the Sensory Turn. Lars C. Grabbe, Patrick Rupert-Kruse, and Norbert M. Shmitz, eds. Darmstadt: Büchner Verlag, 2016. [URL]
  • Chinita, Fátima (2016) To be or not to be... seen: O regime do (in)visível em "Hamlet" (2000). in Alicerces, nº 6 – Ensaios sobre Práticas e Pedagogia nas Artes performativas. Eugénia Vasques, coord. Lisboa: Imprensa Politécnico de Lisboa, 2016, pp. 129-147. [URL]
  • Chinita, Fátima (2015) O autor a ver-se a si mesmo ao espelho: as alegorias do enunciador em Jean Cocteau. in Avanca Cinema. Avanca: Cineclube de Avanca, 2015, pp. 629-636 . ISBN: 978-989-96858-6-4. [URL]
  • Chinita, Fátima (2015) Juggling up Time Concepts: Complex Metanarrative. in Storying Humanity: Narratives of Culture and Society. Richard Wirth, Dario Serrati, Katarzyna Macedulska, eds. Oxford: Inter-disciplinary Press, 2015, pp. 83-90. ISBN: 978-1-84888-440-3. [URL]
  • Chinita, Fátima (2014) “Twin Peaks – Fire Walk With Me", de David Lynch, como Alegoria Daimónica Metacinematográfica. in Avanca/Cinema 2014. Avanca: Edições Cineclube de Avanca, 2014, pp. 940-948. ISBN: 978-989-96858-4-0. [URL]
  • Chinita, Fátima e Bárbara Janicas (2014) O Cinema como Ferramenta Andragógica para a Terceira Idade: o Projecto CINAGE. in Avanca/Cinema 2014. Avanca: Edições Cineclube de Avanca, 2014, pp. 1096-1104. ISBN: 978-989-96858-4-0. [URL]
  • Chinita, Fátima (2013) Transvase: quando a ficção invade a realidade. in Avanca/Cinema 2013. Avanca: Edições Cineclube de Avanca, 2013, pp. 832-839. ISBN: 978-989-96858-3-3. [URL]
  • Chinita, Fátima (2012) Os (in)sofismáveis caminhos do storytelling: Woody Allen e o documentário ficcionado. in Avanca Cinema. Avanca: Edições Cineclube de Avanca, 2012, pp. 665-673. ISBN: 978-989-96858-2-6. [URL]
  • Chinita, Fátima (2011) Uma certa tendência do metacinema norte-americano: o storytelling de Orson Welles a David Lynch. in Avanca/Cinema 2011. Avanca: Edições Cineclube de Avanca, 2011, pp. 745-754. ISBN: 978-989-96858-1-9. [URL]
  • Chinita, Fátima (2010) A realidade da ilusão: "Lá Fora" como alegoria cinematográfica. in Novas & velhas tendências no cinema português contemporâneo. João Maria Mendes, coord. Lisboa: Biblioteca da E.S.T.C., pp. 356-365. [URL]
  • Thesis
  • Chinita, Fátima (2013) Do metacinema auto-reflexivo como forma de enunciação autoral. [edição policopiada]. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  • Proceedings
  • Chinita, Fátima (2016) No início era o fim: A (des)ordem intencional de. in Atas do V Encontro Anual da AIM, Sofia Sampaio, Filipe Reis e Gonçalo Mota, eds. Lisboa: AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, 2016, pp. 232-241. [URL]
  • Chinita, Fátima (2015) Quando o impossível acontece: Disnarrativo, ou a narratividade em série. in Atas IV Encontro Nacional AIM. Daniel Ribas e Manuela Penafria, eds. 2014, pp. 259-270. ISBN: 978-989-98215-2-1. [URL]
  • Chinita, Fátima (2014) O Fio de Ariadne: As Narrativas Labirínticas de Christopher Nolan. in Atas do III Encontro Anual da AIM. Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco, eds. Coimbra: AIM, 2014. ISBN 978-989-98215-1-4. [URL]
  • Chinita, Fátima (2014) The Optical Urge and the Scopic Passion in Film Viewed from a Phenomenological Perspective. in Proceedings of the 16th Annual International Conference, Society for Phenomenology and Media (SPM), vol. 2, pp. 13-17. [URL]
  • Chinita, Fátima (2013) Metanarrativa cinematográfica: a ficcionalização como discurso autoral. in Atas do II Encontro Anual da AIM. Tiago Batista e Adriana Martins, eds., 2013, pp. 40-53. ISBN: 978-989-98215-0-7. [URL]
Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior