Catarina Rodrigues

Email: catarina.rodrigues@labcom.ubi.pt
Group: Communication and Media

Publications

    Books (author)
  • Rodrigues, Catarina (2006) Blogs e a Fragmentação do Espaço Público. Covilhã: Livros Labcom. [URL]
  • Books (editor)
  • Canavilhas, J., Rodrigues, C. (2017) Jornalismo Móvel: Linguagem, géneros e modelos de negócio. Covilhã: LabCom.IFP. [URL]
  • Articles
  • Canavilhas, João e Rodrigues, Catarina (2013) The citizen as producer of information: a case study in the Portuguese online newspapers. in Observatório (Obs*), vol. 7, nº1, pp. 205-218 (ISSN: 1646-5954). [URL]
  • Canavilhas, João e Rodrigues, Catarina (2012) O cidadão como produtor de informação: estudo de caso na imprensa online portuguesa. in Estudos em Jornalismo e Mídia, vol. 9, nº2, p.269-283. DOI: 10.5007/1984-6924.2012v9n2p269. [URL]
  • Rodrigues, Catarina (2010) Redes sociais: novas regras para a prática jornalística. in Revista Prisma.com, nº 12 - Especial Ciberjornalismo. [URL]
  • Rodrigues, Catarina (2006) Blogs regionais como espaços de cidadania e participação. in Revista Prisma.Com, nº 3. [URL]
  • Rodrigues, Catarina (2004) Blogs: uma agora na net. in Agora.net – Revista sobre Novos Media e Cidadania, nº 4. [URL]
  • Chapters in books
  • Canavilhas, João; Rodrigues, Catarina (2016) Noticias de los ciudadanos: la participación en periódicos de digitales de Portugal y España. in Periodismo y Democracia en el entorno digital. Andreu Casero- Ripollés (Ed.), Madrid: SEP, pp. 109 - 124. ISBN: 978-84-606-6945-6.
  • Rodrigues, Catarina (2015) A ubiquidade do ecrã. in Carvalheiro, J.R. (Org.). Público e Privado nas Comunicações Móveis. Coimbra: MinervaCoimbra, pp. 231-250.
  • Rodrigues, Catarina (2012) Redes sociais: novas regras para a prática jornalística. in Bastos, Helder; Zamith, Fernando (Org.). Ciberjornalismo: Modelos de negócio e redes sociais. Porto: Edições Afrontamento, pp. 139-148. ISBN 978-972-36-1280-6.
  • Rodrigues, Catarina (2012) Jornalismo hiperlocal: sucessos e fracassos da informação de proximidade. in Correia, João Carlos (Org.). Ágora - Jornalismo de Proximidade: Limites, desafios e oportunidades. Covilhã-UBI: Livros Labcom, pp. 189-201. [URL]
  • Rodrigues, Catarina (2011) Reinventar a proximidade entre jornalistas e público – as redes sociais. in FLORES VIVAR, Jesus Miguel (Dir.), Reinventar el periodismo y los medios. Apuntes sobre el estado del arte en la construcción del ciberperiodismo, Madrid: Editorial Fragua, pp. 183-192.
  • Edo, Concha e Rodrigues, Catarina (2010) Utopía y realidad de la participación ciudadana. Análisis de cibermedios de España y Portugal. in Las audiencias activas, nuevas formas de participación pública. Consideraciones éticas y jurídicas, México: Fundación COSO y Universidad Panamericana, pp. 219-236.
  • Rodrigues, Catarina (2007) Blogs e o regresso da subjectividade. in Ledo Andión, Margarita (Ed.). Comunicación local no espazo lusófono, Santiago de Compostela: Associación Galega de Investigadores/as en Comunicación, pp. 51-64.
  • Proceedings
  • Rodrigues, Catarina (2011) Sources and participation: redefining the news process. in LARRONDO URETA, Ainara, MESO AYERDI, Koldo (Eds.), Livro de Actas do III Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0 – La transformación del espacio mediático, Universidad del País Vasco: Bilbao, pp. 682-694.
  • Rodrigues, Catarina (2010) Redes Sociais e práticas que se impõem ao jornalismo. in Actas do II Congreso Internacional Comunicación 3.0, Salamanca. [URL]
  • Rodrigues, Catarina (2009) Cidadãos e jornalistas no novo contexto informativo. in Actas do I Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0 - La revolución del periodismo ciudadano, Bilbao: Universidad do País Vasco.
  • Rodrigues, Catarina (2009) Jornalismo participativo: um conceito, diferentes práticas. Análise de casos em Portugal e Espanha. in Actas do 6º Congresso da Sopcom / 4º Congresso Ibérico, pp. 4450-4463. [URL]
  • Rodrigues, Catarina (2007) A presença do Youtube nos media: razões e consequências. in Comunicação e Cidadania - Actas do 5º Congresso da SOPCOM, pp. 2851-2860. [URL]
  • Rodrigues, Catarina (2005) Blogs: entre a opinião e a participação. in Actas do 4º Congresso da SOPCOM – Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação.
Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior