Jornadas SOPCOM: “Jornais e rádios locais: desafios empresariais e editoriais”

Caros colegas,  

Em virtude das incertezas que envolvem este tempo de pandemia e isolamento social, a organização das Jornadas SOPCOM: “Jornais e rádios locais: desafios empresariais e editoriais”, inicialmente previstas para 1 de Junho, na Universidade a Beira Interior, informa que as mesmas ficam suspensas. 

Logo que nos seja possível, marcaremos uma nova data para este importante momento de encontro e partilha. 

A organização, 

GT de Media Regionais e Comunitários 

GT de Rádio e Meios Sonoros Re/media.Lab



“Jornais e rádios locais: desafios empresariais e editoriais” é o mote para um dia de encontro, convívio e debate, promovido pelos Grupos de Trabalho (GT’s) de Media Regionais e Comunitários e de Rádio e Meios Sonoros da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.

Na era da globalização o jornalismo de proximidade está a passar por transformações profundas. À eterna questão em torno financiamento e dos modelos de negócio dos media, juntam-se outras como as de ordem estrutural, geracional, educacional, profissional ou editorial.

A imprensa regional e local e as rádios locais deixaram de se confinar a um espaço geográfico, saltaram fronteiras e tornaram-se também eles globais. O contexto dos media tem vindo a alterar-se: há novas formas de produção, outras plataformas de distribuição, novas formas de consumo. Estas mudanças representam novos desafios editoriais, mas também empresariais em que se procuram modelos de negócios ou apenas de sobrevivência face aos novos desafios que o século XXI trouxe.

A realidade dos media regionais e locais é, muitas vezes, relegada para um segundo plano ou discutida num contexto mais amplo sem que se debatam as suas especificidades. É nesse sentido que os GT’s de Media Regionais e Comunitários e de Rádio e Meios Sonoros da SOPCOM entendem que é necessário fazê-lo trazendo a debate um subsector dos media muitas vezes esquecido.

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2020  ©  Communication & Arts