Capa: João Carlos Correia (1998) Jornalismo e Espaço Público. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Jornalismo e Espaço Público

by João Carlos Correia

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 1998
ISBN: 972-9209-59-6
Preço da edição impressa: € 25   Encomendar


Download PDF - 442 KB


Sinopse

O objectivo deste trabalho é, com recurso a uma perspectiva interdisciplinar, indagar sobre a natureza da relação entre a indústria jornalística e os seus públicos no contexto de uma sociedade de massa. Procura-se, assim, definir o lugar que, no âmbito dessa indústria, cabe à interacção, conceito que recentemente tem sido objecto de equívocos graças à crescente mediatização tecnológica da experiência simbólica. Pretende-se ainda interpelar uma forma específica de comunicação - a imprensa regional - a fim de indagar se as suas especificidades concretas são de molde a favorecerem uma maior interacção no seio da esfera pública.

Índice

Introdução

7

I - As Possibilidades da Esfera Pública Moderna

21

II - A Crítica da Esfera Pública Moderna

51

III - Dos Jornais à Indústria Jornalística

85

IV - Interacção, Comunicação e Espaço Público

121

V - Comunicação Regional e Mediação

151

Conclusão

165

Bibliografia

177

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts