You are here:   Home  →  Sobre

Sobre

O LabCom é uma unidade de investigação em Ciências da Comunicação criada em 2002 na Faculdade de Artes e Letras da UBI. O seu objetivo principal é desenvolver investigação avançada sobre a comunicação e as tecnologias dos novos media, especialmente as subjacentes aos processos digitais e on-line, para avaliar o seu impacto no quotidiano e compreender os diferentes tipos de fenómenos de comunicação na esfera individual, comunitária e social.

Tal investigção baseia-se em dois pressupostos teoóricos baásicos. O primeiro é que a comunicação e as tecnologias dos novos media estão a transformar a sociedade numa sociedade mediatizada, subordinando os fenómenos sociais e culturais às lógicas e dinâmicas dos media. O segundo pressuposto é que existe uma relação recíproca entre a comunicação e as artes contemporâneas: tal como a comunicação mediatizada denota uma estetização, a teoria, a prática e a receção das artes implicam estratégias de comunicação, tendo também repercussões nela.

Os pressupostos acima mencionados justificam a organização da Unidade em dois grupos de investigação: Comunicação e Media, e Artes. Os dois grupos conciliam o trabalho nas suas linhas específicas de investigação com o fortalecimento da sua colaboração interdisciplinar em torno de objetos comuns ou transversais e na organização de eventos e publicacções científicas.

 

Direção

Anabela Gradim (Coordenadora LabCom)

José Ricardo Carvalheiro (Vice-coordenador do LabCom)

Gisela Gonçalves (Coordenadora do Grupo de Comunicação e Media)

Francisco Paiva (Coordenador do Grupo de Artes)

João Canavilhas (Processos de Internacionalização)

Mércia Pires (Secretária)

       
Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior
2020  ©  Communication & Arts