ELI - Encontro de línguas ibéricas

O departamento de Letras da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal) tem o prazer de anunciar a realização do 1º Encontro de Línguas Ibéricas (ELI) – Conferências Internacionais de Linguística, nos dias 16 e 17 de setembro de 2016. Esta iniciativa pretende ser um espaço de investigação, reflexão e divulgação, onde se reúnam diversas propostas académicas e científicas em torno da Linguística.

Tal como o título indica, trata-se de um evento dedicado a todas as línguas faladas na península ibérica, não só o português e o espanhol. Encontram aqui espaço todas a línguas oficiais e não oficiais, bem como as diferentes variedades diatópicas peninsulares. De acordo com o carácter plural e heterogéneo de qualquer língua, as diversas variedades da América, África e Ásia são parte indissociável do espírito deste encontro científico.

Este evento, de carácter bianual, pretende reunir professores, estudantes e investigadores num exercício de divulgação e debate dedicado a diversos trabalhos na área da Linguística. Em cada uma das edições contaremos com a presença de especialistas em quatro línguas ou variedades linguísticas ibéricas. Entre elas estarão sempre presentes o português e o espanhol e, neste primeiro encontro, merecerão especial atenção o galego e o sefardita. Em encontros posteriores a atenção voltar-se-á para outras línguas ou variedades.

Na presente edição, os trabalhos deverão enquadrar-se numa das seguintes linhas temáticas:

  1. Génese e desenvolvimento das línguas ibéricas
  2. Ensino das línguas ibéricas como língua estrangeira ou língua segunda (LE/L2)
  3. Ensino das línguas ibéricas na era digital

Serão adotadas como línguas veiculares do congresso o português, o espanhol, o galego e o inglês.

Abrir para mais informação
Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior